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Verão

Atendimentos no HRL aumentam em 10% na temporada

Afogamentos, traumas e doenças cardíacas estão entre as principais ocorrências

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Com a chegada da temporada, diversas ações são articuladas pelo Governo do Estado para atender a população que quase triplica no litoral paranaense. Uma das áreas que mais precisam se preparar é a da saúde. O Hospital Regional do Litoral em Paranaguá, que é referência aos sete municípios do litoral, já registra um aumento de 10% no número de atendimentos. Entre eles, estão aqueles típicos observados neste período apesar de todos os esforços em orientações das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. 

Já os números de pacientes que precisaram permanecer por mais tempo no hospital o aumento observado foi de 20%, chamado também de taxa ocupacional. As principais ocorrências registradas são afogamentos e pacientes feridos em acidentes de trânsito. A região mais atendida foi Paranaguá, já que os registros são feitos de acordo com o local de residência do paciente.

Como os outros hospitais da região não possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e tomografia, acaba acarretando uma sobrecarga no sistema de atendimento do HRL nesta época do ano. O pico da procura fica entre 16h e 23h, todos os dias. 

Segundo o chefe médico do Pronto Socorro do HRL, Dr. Emerson Christian Lopes Machado, doenças cardiovasculares também são comuns nesta época. “Do dia 31 de dezembro até agora tivemos uma média de oito infartados. Isso pode ser um reflexo do calor, do consumo maior de bebida alcoólica, tem comorbidade e acaba não cuidando muito com a medicação, por exemplo”, lembrou Dr. Emerson.

PREPARAÇÃO

Para atender a esse aumento da demanda, a equipe recentemente recebeu um reforço de cerca de 40 profissionais contratados pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas). Esse incremento de pessoal irá continuar nos outros períodos do ano.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do Pronto Socorro do HRL, Maria Angélica Gimenes Vassoler, o preparo para a temporada acontece por meio de uma integração com os novos contratados para que eles entendam a rotina de trabalho. “Temos os profissionais estatutários e os terceirizados, que passam por uma reciclagem”, explicou Maria Angélica.

Profissionais do Pronto Socorro se prepararam para atender à demanda da temporada

MELHORIAS NO ATENDIMENTO

O perfil de atendimentos segue o mesmo se comparado com a temporada anterior. Mas os profissionais acreditam que houve uma reorganização importante no hospital, a qual trouxe melhorias. “A nova diretoria teve um contato maior com a 1.ª Regional de Saúde, houve muito essa troca com o município também para entender a nossa realidade para que fosse possível melhorar”, salientou Maria Angélica.

Essas parcerias, segundo eles, foram de fundamental importância para alinhar os atendimentos e se preparar para a Operação Verão. “Nós temos uma Câmara Técnica de Urgência e Emergência da qual participam todos os secretários de saúde, o Hospital, Corpo de Bombeiros para discutir o fluxo de atendimentos e desde junho estamos em reunião para organizar e poder fazer o melhor ao paciente”, disse o diretor do HRL,Rodrigo Gomes da Silva.

O diretor explicou que o Hospital atende todos que precisarem de atendimento médico, mas que em alguns casos de atendimento primário, o paciente deve primeiramente procurar as unidades de saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Qualquer pessoa que entrar pode abrir uma ficha e ser atendido, isso vai ocupar o tempo do profissional, vai tomar tempo, recurso e algum paciente urgente vai ficar esperando por uma vaga”, esclareceu Rodrigo. A orientação é para que somente os pacientes que sejam considerados em estado grave, com risco à vida, sejam encaminhados ao HRL.

 

 

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