conecte-se conosco

Verão

Aeronave da Polícia Militar é apoio fundamental para a segurança de banhistas

Sede do apoio aéreo está localizada em Guaratuba e está aberta para visitas

Publicado

em

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) vem realizando um importante trabalho nesta temporada no que tange ao salvamento de banhistas e da população em geral que frequentam o litoral neste período. A equipe é formada por bombeiros e policiais militares, que integram a mesma corporação. A sede do apoio aéreo no litoral está localizada em Guaratuba e está aberta para receber visitas.

A atuação da aeronave acontece tanto no apoio na busca em área de matas, situações de acompanhamento de veículos, casos de roubos e acidentes de trânsito, por exemplo. Nas praias, os profissionais ajudam no salvamento aquático e no transporte de vítimas ao Hospital Regional do Litoral (HRL), que é referência aos sete municípios da região. “Cem por cento das vítimas são encaminhadas ao HRL, que é referência em atendimento de afogados”, contou o tenente do BPMOA, Henrique Arendt Neto.

O tenente afirmou que os bombeiros possuem uma estrutura melhor nesta temporada. “Existem os guarda-vidas, as motoaquáticas, os triciclos e a aeronave é um dos meios que os bombeiros têm para realizar esse salvamento”, disse. A aeronave também socorre pessoas que fazem trilhas e acabam sofrendo fraturas e tendo dificuldade de se locomover.
Segundo o tenente, o BPMOA existe neste formato há oito anos, antes conhecido como Graer. Diariamente, a equipe de profissionais conta com um médico e um enfermeiro do Samu litoral para atuar na aeronave e socorrer aqueles que necessitam de atendimento de emergência.

Fora da temporada, o helicóptero fica em uma base em Curitiba e outra em Londrina. Provavelmente será inaugurada uma nova base em Ponta Grossa ainda neste ano. O resgate aeromédico se concentra neste período para quedas de alturas elevadas, remoção inter-hospitalares entre outros.

RECOMENDAÇÕES

Para que o trabalho do BPMOA seja realizado da forma mais adequada, o batalhão fez algumas recomendações para aqueles que estiverem na praia durante o atendimento. “É preciso fechar o guarda-sol, porque a aeronave joga um fluxo de ar muito grande para baixo, por causa da rotação das pás. Se o guarda-sol estiver aberto, pode machucar alguém. É preciso recolher todos os objetos como toalhas,  bonés etc. Os pais devem proteger os olhos das crianças da areia. Os animais de estimação também devem ser recolhidos, porque o motor causa incômodo e a tendência é que eles corram na direção da aeronave. Todos devem se afastar da aeronave, porque a rotação do motor de cauda é de cerca de 3900 rotações por minuto e ele fica praticamente invisível e a pessoa que se aproximar pode causar um grave acidente, caso bata na pessoa será certamente fatal”, orientou o tenente Arendt.

Filmar e tirar fotos da ação do BPMOA são atitudes permitidas, desde que esteja em uma distância segura. A utilização de pipas, drones e outros objetos podem atrapalhar a atuação da aeronave e, por isso, devem ser evitados nos momentos de busca e salvamento.

VISITAS

Turistas e população local podem visitar a base do BPMOA no Corpo de Bombeiros de Guaratuba, próximo ao ferry boat, das 8h às 19h. O trabalho também pode ser acompanhado por meio das redes sociais ao procurar por “Operações Aéreas PMPR”.

 

Fotos: Operações Aéreas PM/PR

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress