conecte-se conosco

Verão

644 bombeiros atuarão no litoral durante a temporada

Plano da Operação Verão 2017/2018 já está concluído

Publicado

em

No dia 21 de dezembro terá início a Operação Verão 2017/2018, a qual se estende até o dia 14 de fevereiro de 2018, logo após o feriado de Carnaval. Desde o fim das atividades voltadas para o alto número de visitantes no litoral na última temporada, o novo plano já começa a ser elaborado tendo em vista a experiência anterior e as necessidades e sucessos alcançados pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo a oficial de Comunicação Social do 8.º Grupamento de Bombeiros, Tenente Virgínia Turra, é preciso trabalhar com antecedência para ter o melhor planejamento e a execução mais simples da Operação Verão.

“Neste ano, o plano está completo desde março, com o detalhamento da operação. Desde então, ações vêm sendo realizadas como reparos nos postos de guarda-vidas e quartéis, aquisição de materiais, compra de uniformes, entre outros”, informou.

A quantidade de postos de guarda-vidas desta vez será a mesma do período anterior, 89 no total. Para oferecerem as condições de segurança no mar aos banhistas, com ações de prevenção e atendimento de ocorrências, serão empregados 644 bombeiros na Operação durante todo o período.
A cada ano, as ocorrências atendidas servem como base para os planejamentos. Para a Operação Verão, sempre são importantes as situações de atendimento a incidentes nas praias, devido ao grande aumento do número de banhistas no período. Com esses dados, é possível elaborar as melhores campanhas preventivas e as melhores ações operacionais. 

 

Prejuízos

 

Todos os anos, devido à maresia, é preciso reformar os postos de guarda-vidas presentes em todo o litoral. No entanto, atos de vandalismo têm prejudicado ainda mais os trabalhos, fazendo com que os Bombeiros precisem reajustar as atividades e postergar as reformas a fim de chegar à Operação com a estrutura ideal para iniciar os trabalhos.

“O prejuízo é grande, pois há muito investimento de dinheiro público para a construção e manutenção dos postos de guarda-vidas, principalmente. Nossa área já requer manutenção constante, devido à maresia. Com o vandalismo, o problema se agrava e a população acaba realmente sendo afetada”, enfatizou a oficial do 8.º Grupamento de Bombeiros.

Enquanto a Operação não inicia e dias ensolarados já têm marcado presença no litoral paranaense, a orientação dos Bombeiros é para sempre procurar nadar entre bandeiras. Para localizar o posto de guarda-vidas mais próximo de sua localidade, consulte www.bombeiros.pr.gov.br ou o aplicativo Bombeiros Paraná, disponível para Android.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress