conecte-se conosco

Valmir Gomes

Valmir Gomes

Aprendi com o velho Gomes, meu saudoso pai, algumas pérolas da vida. Conto duas para vocês: ” Nunca gaste mais do que ganhas” e…

Publicado

em

LEMBRANDO JOÃO LIMA E FRONER

Aprendi com o velho Gomes, meu saudoso pai, algumas pérolas da vida. Conto duas para vocês: " Nunca gaste mais do que ganhas" e " Toda família tem que ter seu teto". Ia mais longe o querido Gomes: "Para se viver bem não precisa de muito". As vezes, vendo os exageros da nossa juventude, lembro o meu pai. Quem sabe nossos jovens nem tenham a culpa, afinal o capitalismo tem suas crueldades. Impossível ligar o rádio ou a televisão sem ouvir ou ver as ofertas extraordinárias do dia a dia. De um par de chinelos ao mais sofisticado automóvel. Tudo fácil de comprar, depois, na maioria dos casos, difícil de pagar. Dito isto chego ao futebol. Dia destes tomei conhecimento que um jovem atleta de um clube da primeira divisão nacional já tinha trocado de automóvel três vezes neste ano. Pior, sua família continua morando de aluguel. No passado, técnicos como João Lima e Froner eram conselheiros dos seus jogadores, mais recentemente Felipão e Muricy faziam o mesmo. Alguns clubes têm profissionais específicos da área financeira para orientar seus atletas. Os que não tem deveriam ter. A vida é um sopro, dizia Niemayer, a dos atletas então nem se fala.

 

DUPLA FACE

Não há como negar as virtudes do presidente do Conselho do Atlético, Mário Celso Petraglia, o homem tem olhos de lince, enxerga longe barbaridade. Também não posso negar, sua falta de visão sobre futebol. Se o Atlético do Petraglia é um primor de clube, o mesmo Atlético do Petraglia é um eterno recomeçar no futebol. Outro detalhe, quando precisa promover o clube, convoca a imprensa curitibana, para longa entrevista coletiva. Fala pelos cotovelos, usa frases de efeito, vende simpatia, contesta a imprensa, se autoelogia, ofende os coirmãos, diz verdades, conta estórias. Enfim um prato cheio para todos os gostos. Quando o assunto é delicado, como o desmanche do seu projeto futebolístico, dai só fala para a imprensa do eixo Rio São Paulo. Lastimo as duas faces do dirigente rubro-negro. Se tivesse a humildade de trabalhar em equipe e conviver com o contraditório, o Atlético seria um gigante do futebol, e Petraglia um sábio. Nem pensar!

 

AS NOVIDADES

O Coritiba começou o campeonato surpreendendo, permaneceu no G 4 algumas rodadas. Daí os outros se arrumaram e o velho coxa começou a passar trabalho. Depois do empate contra o Vasco da Gama, veio a derrota para o Sport, o que fez a torcida protestar contra tudo e todos. Gente, não se engane! Com esta equipe os coxas vão passar trabalho. Ainda mais que os últimos contratados, o alemão Baumjohann está anos sem jogar, isto mesmo nos últimos 10 anos jogou 97 partidas!!! O Alecsandro era reserva no Palmeiras, com idade e sem ritmo. O Keirrison é gente da melhor qualidade, foi um atacante de ouro, porém a contusão grave e as constantes operações atrapalham seu rendimento de craque. Como notam, com estas novidades, as dificuldades técnicas devem continuar, sem vitórias, vai estourar no Pachequinho. Lastimo.

 

FÁBIO BUCHMANN

Conheci Fábio Buchmann como o filho pródigo do grande Ernani Buchmann, radialista e escritor maior desta terra. O tempo passou e acabei trabalhando com Fábio na rádio CBN de Curitiba. Neste período, pude conviver com um grande profissional, mais o melhor estava por vir. Conheci um ser humano extraordinário. Fábio além de competente como radialista tem qualidade como ser humano. Roqueiro, marido, pai, filho, amigo, profissional, virtudes que se somam. Vida longa, querido Fábio Buchmann.

 

Publicidade






Em alta