conecte-se conosco

Valmir Gomes

ECOS DA PRIMEIRA RODADA

O destaque da primeira rodada do Campeonato Paranaense foi a vitória do Cascavel CR sobre o Athletico na Arena coberta.

Publicado

em

O destaque da primeira rodada do Campeonato Paranaense foi a vitória do Cascavel CR sobre o Athletico na Arena coberta. Nem de longe os rubro-negros pensavam em um resultado negativo. Enquanto isso, o Coritiba goleava o Foz na fronteira, outra surpresa da rodada. Dentro das expectativas, o Operário venceu o Paraná na Vila Capanema, foi a vitória da organização de um clube, contra o eterno recomeçar de um time! O nosso Rio Branco empatou em Maringá, considero bom resultado pelas dificuldades de se fazer futebol em Paranaguá. É muito cedo para prognósticos, vamos dar um tempo de quatro rodadas para sentir as equipes, com suas virtudes e carências.

 

NESTOR BAPTISTA

Conheci Nestor Baptista por intermédio do saudoso Munir Calluf, fizemos campanha política juntos, em meio às dificuldades da época. Nestor como líder do então Governador Álvaro Dias na Assembleia Legislativa foi destemido. Em épocas passadas, ter a coragem de enfrentar o governo Federal, comandado por generais, não era tarefa fácil. Foi um deputado atuante em busca da democracia. Longe da política se tornou membro do Conselho do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Antes, Nestor foi radialista, como narrador esportivo na TV foi destaque nacional, depois comentarista de futebol na equipe do Carneiro Neto. Como funcionário da extinta Rádio Iguaçu, do Dr. Paulo Pimentel, leu a histórica despedida da emissora aos seus ouvintes. Nestor tem histórias para contar aos netos e amigos. Pois bem, dia 23 de janeiro de 2019, o Conselheiro Nestor Baptista em Sessão Solene toma posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, tendo como vice-presidente Fábio Camargo e como Corregedor- Geral Ivens Linhares. Daqui desejo boa gestão a todos.

 

HISTÓRIAS DA BOLA E DA MÚSICA

Um dia na beira da praia, lendo o ótimo Guia Politicamente Incorreto do Futebol, da dupla Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior, fiquei sabendo desta pérola do esporte chamado futebol. Corria o ano de 1916 o nosso primeiro grande craque Friedenreich, comandava a seleção brasileira que disputaria o Sul-Americano de futebol. Entre um treino e outro, muitas especulações sobre o futebol como esporte. Em uma crônica, o escritor Rui Barbosa, sim o grande Rui, escreveu sobre futebol. "Um bando de jovens, corja de vagabundos e malandros". Vejam como o Brasil sempre foi um País de preconceitos, o mesmo fato se deu com os músicos, Pixinguinha chegou a ser preso por um delegado anônimo, pelo fato de estar tocando saxofone com seu grupo, em uma esquina qualquer do Rio de Janeiro, num domingo à tarde. O futebol e a música, como arte popular, venceram preconceitos. Rui Barbosa, se vivo fosse, escreveria um tratado sobre futebol. E o delegado anônimo que prendeu Pixinguinha, pediria um autógrafo e uma selfie ao grande músico internacional.

 

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress