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Utilidade Pública

Parnanguaras têm dificuldades para solicitar a 2.ª via do RG

Tempo de espera entre agendamento e confecção da carteira é de cerca de uma semana, de acordo com a Polícia Civil do Paraná (Foto: Polícia Civil/Arquivo)

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Polícia Civil detalha e explica como ocorre o agendamento via Internet

Algumas pessoas estão com dificuldades para agendar o atendimento para emissão da 2.ª via da carteira de identidade em Paranaguá. O agendamento deve ser realizado pela Internet através do site do Instituto de Identificação do Paraná (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br).Em Paranaguá, o serviço está localizado na Rua Domingos Peneda, s/n.º, pavimento superior, dentro do DETRAN, com atendimento das 8h às 14h.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Paraná, cerca de 40 pessoas são atendidas por dia em Paranaguá. A dificuldade dos parnanguaras no pedido de emissão da 2.ª via da carteira de identidade está na grande procura, que tem gerado aumento na demanda. 

Nas redes sociais, alguns moradores relataram sua indignação após muitas semanas tentando realizar o agendamento sem sucesso. Alguns chegaram a optar pelo atendimento no município de Matinhos e Morretes, mesmo assim após muita insistência e tentativas frustradas no site em horário específico.

A Polícia Civil enfatizou que para conseguir o agendamento pela Internet, é preciso que o cidadão acesse a página do Instituto de Identificação a partir das 14h. Vale ressaltar que públicos prioritários como deficientes, idosos, grávidas e pessoas com criança de colo, não precisam agendar, basta ir direto aos postos que serão atendidos.

A dificuldade dos parnanguaras no pedido de emissão da 2.ª via da carteira de identidade está na grande procura. No site, é difícil conseguir vagas (Imagem: Internet)
 

A polícia informou ainda que o tempo de espera entre o agendamento e a confecção da carteira é de cerca de uma semana. Depois de agendado o atendimento, é preciso levar uma documentação para dar andamento ao pedido de emissão de 2.ª via. “A documentação é conforme a situação civil de cada pessoa, exemplo: se a pessoa é solteira é certidão de nascimento original ou fotocópia autenticada e, se for casado, certidão de casamento original ou fotocópia autenticada e divorciado é a certidão de casamento com a averbação do divórcio”, explicou em nota a Polícia Civil.

RECOMENDAÇÃO

A recomendação é para que o cidadão renove o documento a cada 10 anos. Em alguns casos, também será preciso ter o documento atualizado como por motivos de viagens, quando o cidadão não possui, não precisa (dependendo do destino) ou não quer utilizar seu passaporte. Outro problema encontrado é quando o documento está danificado por agentes externos como água e sujeira, deixando as informações comprometidas. Outras situações que tenham a necessidade de renovação do RG é a mudança de dados, modificação na aparência, perda, roubo ou furto.

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