Logotipo

Mais de 19,8 mil carnês já foram entregues em Paranaguá

15 de abril de 2018

Do dia 2 até o dia 10 de abril, prefeitura atendeu mais de 4,3 mil cidadãos

Compartilhe

Nesta semana, a Prefeitura de Paranaguá, através do Departamento de Rendas Imobiliárias e Mobiliárias, divulgou balanço da emissão de carnês para o pagamento em Paranaguá do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2018. Do dia 2 ao dia 10 de abril, foram entregues 13.384 carnês na sede do município no espaço de atendimento do IPTU e 6.456 foram impressos através do site da prefeitura, totalizando cerca de 19,8 mil carnês emitidos para pagamento do imposto no município. 

Segundo o diretor do departamento de Rendas Imobiliárias e Mobiliárias, Fabiel Ricardo, no mesmo período supracitado foram atendidas 4,3 mil pessoas na prefeitura, com uma média de atendimento de 500 contribuintes ao dia no espaço. Ainda não foram divulgados dados em torno da quantidade de carnês de IPTU que foram pagos e qual foi o faturamento até o momento. 

Departamento de IPTU da prefeitura atende diariamente cerca de 500 munícipes. Carnê pode ser também impresso pelo site do município
 

De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, o Departamento do IPTU, localizado no Palácio São José, sede do município, atende todos os cidadãos das 9h às 17h em todos os dias úteis. Além disso, há opção dos cidadãos imprimirem os carnês do IPTU no sede da prefeitura pelo link  www.paranagua.pr.gov.br. O pagamento neste ano segue os preceitos legais estabelecidos pela Lei Municipal 3.699/2017, com reajuste de 2,70% no valor do IPTU em 2018. 

Segundo Fabiel Ricardo, o carnê este ano não está sendo enviado aos munícipes pelos Correios devido às novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) evitando fraudes na cobrança. “Por este motivo não houve tempo hábil para fazer a entrega via Correios, mas já estamos trabalhando para que em 2019 o contribuinte receba o seu carnê em sua residência”, explica.

ESTIMATIVA DE LUCRO 

A Prefeitura de Paranaguá estima que o IPTU renderá R$ 19 milhões de arrecadação em 2018, que serão investidos, seguindo a lei, no total de 15% para a saúde, 25% para a educação e os 60% restantes distribuídos de acordo com a necessidade de cada área do município no exercício de 2018 e 2019.  “Neste ano, a data para pagamento do IPTU em cota única ou a primeira parcela será no dia 27 de abril. O contribuinte que optar pelo pagamento único terá 12% de desconto”, afirma a assessoria da Prefeitura. O parcelamento do IPTU pode ser feito em até seis vezes, sendo que a parcela mínima é de R$ 50,00, demonstrando uma facilidade para quitar o débito no momento de crise.

O Departamento de IPTU conta com uma sala ampla para atendimento dos munícipes com emissão de senhas e chamamento eletrônico, assim como ar-condicionado e cadeiras para espera. Há a possibilidade também do munícipe imprimir seu carnê do conforto de casa pelo site da prefeitura, que em sua página inicial disponibiliza a aba “IPTU 2018”. 
 

Colunistas