Logotipo

Hemepar Paranaguá terá programação especial no Dia Mundial do Doador de Sangue

12 de junho de 2018

Espaço fica localizado na Avenida Gabriel de Lara, 481

Compartilhe

A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde para carregamento da rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Paranaguá, que é utilizado em pacientes do sistema público de Saúde de Paranaguá e do litoral. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na quinta-feira, 14, haverá uma programação especial no espaço na data alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue. 

O Hemepar Paranaguá fica aberto para doadores de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30. Uma bolsa de sangue, recolhida do doador em um processo de cerca de 40 minutos, pode salvar até três vidas.

“A doação não para, ela é contínua. A nossa meta é atendimento de 20 doadores por dia, às vezes temos 20, às vezes 14 ou 10, bem como há datas em que temos 25 ou 30 doadores. Um dia compensa o outro. A nível de litoral, os doadores são assíduos, eles vêm mesmo. Quando precisamos de sangue especial, como os tipos O negativo ou A negativo, é feita uma chamada interna e os cidadãos comparecem para doação. O parnanguara e o pessoal do litoral é muito solícito, a gente chamou, eles comparecem mesmo”, afirma a diretora do Hemepar Paranaguá, Elizabeth de Fátima Rosa. Ela destaca também que campanhas são feitas em empresas do litoral para a doação de sangue por parte dos funcionários.

“Estamos passando pelo Junho Vermelho, período de frio em que iremos intensificar as campanhas de doação para que venha mais gente para doar. O frio espanta um pouco os doadores, inclusive estive no sábado em Curitiba e havia filas no Hemocentro, achei bonito, visto que o espaço está quase 100% no atendimento ao SUS. Quando não tem lá, eles pegam aqui e depois fazem reposição para nós e vice-versa”, informa a diretora. 

PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS E ABASTECIMENTO

De acordo com a diretora do Hemepar Paranaguá, a paralisação dos caminhoneiros, que durou mais de 10 dias no final de maio, não afetou o abastecimento de sangue para o sistema público de saúde do litoral. “Os nossos doadores vêm de bicicleta, de ônibus, de carro, enfim, não são os caminhoneiros que mantêm o banco de sangue em Paranaguá. Este período foi tranquilo para nós aqui no litoral e em Paranaguá, graças a Deus, porque mexemos com vidas”, complementa.

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

Diretora do Hemepar Paranaguá, Elizabeth de Fátima Rosa, destaca que cidadãos de Paranaguá e litoral são solícitos e presentes continuamente para doar sangue

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. No Hemepar Paranaguá haverá uma programação especial na data que cairá na quinta-feira. “Faremos algumas surpresas aos doadores. Não vou falar, pois tem que vir para saber e participar. O doador vem de coração, ele se doa, é algo espontâneo e para fazer o bem ao próximo, salvando vidas. Dependemos deles para manter o nosso banco de sangue”, explica.

Segundo ela, os doadores precisam ter acima de 16 anos e estarem acompanhados pelos pais, ou então ter de 18 a 69 anos. 
“Necessário que estejam bem alimentados, tenham tido uma boa noite de sono, estar uma boa saúde. Mesmo ele fazendo a doação pela primeira vez, são feitos exames para ver se o sangue está apto para ser doado. Pedimos para que compareçam, temos o maior prazer em atendê-los. Não é um tempo longo para doar, é um tempo para relaxar. Além disso, os doadores fazem uma avaliação médica, fazem teste para ver se têm anemia. É importante, pois inclusive o cidadão sabe sobre a sua saúde”, completa.

“Dentro da sala de coleta, totalmente confortável, o doador fica no máximo 15 minutos. Após a doação oferecemos um lanche aos doadores, aliás, é importante que todos venham alimentados, mas se não vierem oferecemos alimento antes da doação. É um procedimento tranquilo. Temos bons profissionais aqui para atendimento de todos”, informa Elizabeth. “Pedimos aos doadores que compareçam ao Hemepar Paranaguá, seja os de primeira viagem ou os assíduos. Precisamos muito de vocês sempre”, finaliza a diretora.

A entrega das carteirinhas de doador é feita em até 30 dias após a doação e são entregues de segunda à sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3422-4931 ou pelo e-mail hemopgua@sesa.pr.gov.br ou pelo site http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2983 . O Hemepar Paranaguá fica localizado na Avenida Gabriel de Lara, 481. 

Colunistas