Logotipo

Abrigo dos Idosos é declarado de Utilidade Pública e firmará convênio com a prefeitura

22 de maio de 2019

Com situação legal, Abrigo dos Idosos reforçará quadro de pessoal com recursos mensais recebidos do município. Entidade está aberta a novos parceiros para viabilizar reformas e melhoria da qualidade de vida dos idosos

Compartilhe

No dia 13 de maio, a Lei Municipal 3.826/2019, publicada no Diário Oficial, declarou o Abrigo dos Idosos - Sociedade de Assistência aos Necessitados como de Utilidade Pública em Paranaguá. A lei foi publicada e entrou em vigor com a assinatura do prefeito Marcelo Roque. De acordo com o presidente do Abrigo dos Idosos, Therbio Castro da Silva, a medida é positiva e beneficiará o espaço com convênios e financiamentos junto aos órgãos públicos e Receita Federal, bem como demonstrando a seriedade do trabalho realizado no local que abriga 53 idosos de Paranaguá e do litoral e que está sendo revitalizado pela atual diretoria.

"A importância do Abrigo dos Idosos ter hoje esta declaração de Utilidade Pública serve para que a gente possa procurar junto aos órgãos públicos convênios e financiamentos, bem como junto à Receita Federal", explica o presidente, Therbio da Silva. Segundo ele, o foco atual da diretoria é também para que a entidade seja declarada de Utilidade Pública em âmbito estadual e federal, algo poderá ampliar ainda mais a vinda de verbas.

De acordo com Therbio, o Abrigo dos Idosos havia perdido a sua Utilidade Pública por não fazer sua renovação cotidiana. "A partir daí, buscando convênio junto à prefeitura, constatamos que ela não estava válida, então fizemos e o próprio prefeito, a própria administração municipal, que fez o pedido junto à Câmara, acompanhamos e, graças a Deus, saiu a nossa Utilidade Pública", comenta o presidente.

PARCERIA COM A PREFEITURA E CONTRATAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS

O presidente Therbio da Silva ressalta que a Prefeitura de Paranaguá está sendo solícita com o Abrigo dos Idosos, colocando toda a sua equipe e secretarias municipais à disposição para viabilização de um convênio entre município e Abrigo. "Nesta semana, provavelmente será aberta a carta-proposta e vamos ser agraciados com um valor significativo mensalmente para a manutenção de pessoal, contratação de enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social, enfim, teremos um quadro bacana de profissionais gabaritados, tudo isso graças a este convênio que o prefeito Marcelo Roque tem abraçado com bastante ênfase, colocado o pessoal dele à nossa disposição, algo que viabilizou o convênio", destaca.

"Nesta semana, provavelmente será aberta a carta-proposta e vamos ser agraciados com um valor significativo mensalmente para a manutenção de pessoal, contratação de enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social", afirma o presidente do Abrigo dos Idosos, Therbio Castro da Silva

AMPLIAÇÃO E REFORMA DA COZINHA E REFEITÓRIO

"Atualmente contamos com 53 idosos no Abrigo. Estamos conquistando diversos avanços na atual diretoria, como a reforma e ampliação da cozinha, refeitório e despensa, tudo dentro do padrão da Vigilância Sanitária, algo que está em fase final e foi patrocinado pela empresa Multitrans através do senhor José Humberto Ramos, que tem sido incansável em nos ajudar nessa reforma", explica Therbio. "Enfim, estamos melhorando um pouco com que a gente tem a qualidade de vida dos nossos idosos. Com esta equipe multidisciplinar que começará a partir de junho que já estamos contratando o ambiente vai ficar ainda melhor", destaca.

ABRIGO DOS IDOSOS ABERTO A NOVOS PARCEIROS

Segundo o presidente, o Abrigo dos Idosos está sempre aberto a novos parceiros para melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas assistidas. "Estamos abertos a novas parcerias e precisamos realmente. Esse dinheiro que vai vir da prefeitura será basicamente para custeio deste investimento em pessoal, é um dinheiro carimbado com esta destinação em prol da qualidade de vida dos idosos com mão-de-obra, no entanto para comida, novas reformas e adequações, nós temos dificuldades. Estamos tentando fazer guardas-roupas e criados-mudos novos. Precisamos sim e estamos abertos a novos parceiros", explica Therbio.

"Estamos 100% com as certidões negativas, podemos ser agraciados e a empresa ou pessoa pode deduzir doações do Imposto de Renda (IR). É só procurar a gente no Abrigo dos Idosos que conversamos, fazemos projetos e explicamos melhor as nossas necessidades", ressalta Therbio Castro da Silva, destacando a seriedade do trabalho prestado pelo Abrigo dos Idosos, que conta com toda a documentação em dia.

Colunistas