Logotipo

Sabores do Brasil

14 de agosto de 2018

De Norte a Sul, a mesa do brasileiro é farta de sabor, aroma e diversidade de alimentos

Compartilhe

A tarefa do viajante que gosta de gastronomia fica difícil e deliciosa quando o assunto é escolher um destino para visitar no Brasil, pois as cidades estão recheadas de boa culinária. De Norte a Sul, a mesa do brasileiro é farta de sabor, aroma e diversidade de alimentos, o que encanta o paladar dos turistas e faz com que o País carregue vários títulos para a cozinha nacional.

Não é à toa que a culinária brasileira, com ingredientes de tradições indígenas, africanas e europeias, tem sido anualmente um dos itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que visitam o País. Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo apontou que o Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando a gastronomia como um importante ativo do turismo.

Cidades como Nova Veneza (SC) estão no ranking das que proporcionam mesa farta aos visitantes. Em julho deste ano, o município ganhou o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana por causa de seus deliciosos pratos à base de massas. Dentre as delícias estão o macarrão rústico, carnes e galinhas ensopadas, saladas de batatas com ovos, saladas de radicchio e tantos outros encontrados nos restaurantes e “cafés coloniais”. Para acompanhar as iguarias, um bom vinho também é servido ao cliente.

Já Florianópolis (SC) foi a primeira cidade brasileira eleita pela Unesco pela criatividade na gastronomia. O título foi recebido em 2014, oriundo de uma mistura de sabores, ingredientes e temperos. Com uma culinária voltada à base de massas, peixes e frutos do mar, Floripa, como é carinhosamente conhecida pelos brasileiros, é um importante vetor para o turismo gastronômico.
Paraty (RJ) também colheu os frutos da boa culinária e recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa para a Gastronomia, em 2017. 

No quesito “melhor gastronomia do Brasil”, Belém (PA) aparece entre as estrelas nacionais, pois têm ingredientes da cultura indígena, temperada com influências portuguesa e africana. A cidade foi eleita destino brasileiro mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros que visitaram o País em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. De acordo com o estudo, a capital paraense chegou ao topo, com 99,2% de aprovação. O visitante que vai à cidade experimenta açaí, camarão, caranguejo, peixes, ervas - como o jambu -, pimentas e a famosa farinha de mandioca.

A mais populosa cidade do País também é uma gigante no sabor. São Paulo (SP) recebeu 97,3% de avaliações positivas de turistas estrangeiros, de acordo com a pesquisa encomendada pelo MTur. 

Fonte: Ministério do Turismo
 

Colunistas