Connect with us

Turismo

Porto de Paranaguá volta para a rota de navio de passageiros neste domingo

Turistas da embarcação MS Hamburg deverão desembarcar no Porto de Paranaguá por volta das 7h30

 

No domingo, 15, o Porto de Paranaguá voltará a entrar na rota turística dos navios passageiros na temporada de verão 2019-2020 no Brasil…

Publicado

em

Turistas da embarcação MS Hamburg deverão desembarcar no Porto de Paranaguá por volta das 7h30

No domingo, 15, o Porto de Paranaguá voltará a entrar na rota turística dos navios passageiros na temporada de verão 2019-2020 no Brasil. Após três anos sem nenhum transatlântico atracar na cidade-mãe do Paraná, o litoral receberá a embarcação MS Hamburg que desembarcará seus passageiros por volta das 7h30 no Porto. O navio possui bandeira das Bahamas, sendo operado por uma companhia alemã. Ao todo, 244 passageiros estão embarcados, a maioria deles é de países da Europa, sendo que o navio conta também com 168 tripulantes.

O diretor de Relações Empresariais da Portos do Paraná, André Pioli, ressalta que a vinda do navio fomenta ainda mais o turismo em Paranaguá e no litoral, bem como impulsiona o desenvolvimento sustentável na região. “Temos a missão de ir em busca, de conversar com as empresas que fazem os roteiros dos navios de passageiros e trazê-los para a Baía de Paranaguá”, explica. Ele explica que Paranaguá e Antonina contam com a perspectiva de receber ainda mais navios. “Isso gera emprego e renda. O turista gasta nos nossos hotéis, restaurantes, lojas e artesanato. Esse dinheiro gera emprego para a nossa população”, complementa.

O prefeito Marcelo Roque comemorou a vinda do navio transatlântico, destacando que esta volta vem a colaborar para divulgação internacional das belezas de Paranaguá. “Queremos mostrar aos turistas nossa baía, os atrativos culturais e históricos”, afirma.

RECEPTIVO E PROGRAMAÇÃO

De acordo com a assessoria da empresa pública Portos do Paraná, a equipe da Paraná Turismo, vinculada à Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, fará também parte do receptivo à embarcação. "Nesta semana, equipes percorrem as sete cidades do litoral do Estado para fazer uma série de palestras. Segundo o diretor-presidente João Jacob Mehl, o objetivo é capacitar os comerciantes, ambulantes e empresários locais para o período de intenso movimento e fluxo de turistas a partir dos próximos dias, pensando também nas férias de verão", informa.

Segundo a Portos do Paraná, o navio entrará na Baía de Paranaguá por volta das 5h, com processo de aproximação e atracação com duração de cerca de duas horas.  Os primeiros desembarques devem ocorrer por volta das 7h30. No cais do Porto de Paranaguá, onde o navio será atracado, um receptivo estará montado para que os turistas sejam atendidos com informações, enquanto aguardam o transporte para os passeios na região. A recepção contará com um grupo de fandango, com músicas e danças tradicionais da região, guias bilíngues e materiais gráficos com informações turísticas", informa a assessoria.

Embarcação fica o dia inteiro em Paranaguá e zarpa às 19h em direção ao Porto de Itajaí (Foto: Divulgação) 

Além do foco turístico, toda a operação terá apoio da Guarda Portuária (Guapor) em prol da segurança. “Nós iremos auxiliar com o isolamento do local para proporcionar a melhor recepção, estada e visitação desses turistas no litoral do Estado”, afirma o chefe da Guarda Portuária, César Kamakawa. Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) , a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Polícia Federal também darão suporte na área externa do Porto de Paranaguá.

DESTINO DOS PASSAGEIROS

Segundo a assessoria, um grupo de passageiros irá até Curitiba, enquanto o restante irá aproveitar para conhecer Paranaguá ou ficar a bordo do MS Hamburg. "Toda a estrutura vai ser montada para que os visitantes desçam até a faixa portuária e já embarquem em ônibus ou vans para o passeio em terra. O regresso está previsto para as 17 horas", salienta a Portos do Paraná. O navio zarpa de Paranaguá no domingo, 15, por volta das 19h, com destino ao Porto de Itajaí – SC.

OPERAÇÃO PROSSEGUIRÁ NORMALMENTE

As operações no Porto de Paranaguá não irão parar enquanto é realizada toda uma estrutura para receber o navio atlântico. “O Porto continua operando outros tipos de carga, sem prejuízo nenhum, mas existe no regulamento de operação e atracação do porto que um determinado berço tem prioridade para navio de passageiros, e esse berço estrategicamente é colocado bem na saída do porto”, afirma o diretor de Operações Portuárias, Luiz Teixeira Júnior.

HISTÓRICO

"De 1998 a 2012, houve 45 paradas turísticas (paradas técnicas) no Porto de Paranaguá. Em 2013, quatro navios escalaram em Paranaguá, trazendo cerca de 3,6 mil passageiros. Em 2014, o número foi praticamente o mesmo. Na temporada 2014-2015, mais de 8 mil turistas passaram pelo Porto de Paranaguá. O último navio de passageiros foi o MS Midnatsol, em outubro de 2016, com 150 pessoas a bordo", informa a Portos do Paraná.

SOBRE O NAVIO

Com capacidade para 420 passageiros, o MS Hamburg é um navio de cruzeiro de luxo com 15 mil toneladas que atualmente é operado pela Plantours Kreuzfahrten e pertence ao Grupo Conti. A embarcação foi construída em 1997 em Wismar, na Alemanha, e conta com o comprimento de 144 metros.

 

Com informações da Portos do Paraná

Continuar lendo