Logotipo

Navio de passageiros movimentou o fim de semana em Paranaguá

16 de dezembro de 2019

Cruzeiro MS Hamburg atracou no Porto de Paranaguá no domingo; turistas passaram o dia conhecendo a cultura parnanguara

Compartilhe

No domingo, 15, o navio de passageiros MS Hamburg atracou no Porto de Paranaguá e gerou grande movimentação na cidade. Uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da empresa pública Portos do Paraná e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo viabilizou a organização de toda estrutura para recepcionar os turistas.

O sucesso da parada turística serviu de experiência para comerciantes da cidade e pode impulsionar essa e outras companhias marítimas a colocar Paranaguá na rota dos navios de cruzeiros.

Dos 244 passageiros, 163 escolheram ficar em Paranaguá para conhecer a cultura, gastronomia e o artesanato local. Alguns desses atrativos já puderam ser vistos já no desembarque, quando um grupo de fandango e um de capoeira fizeram apresentações que encantaram os visitantes, além de uma equipe prestando informações turísticas. Algumas artesãs expuseram seus trabalhos na feira de artesanato, nas proximidades da Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, inclusive as senhoras da Casa da Amizade.

TURISMO E ECONOMIA

O prefeito Marcelo Roque acompanhou o desembarque dos passageiros, conheceu a estrutura do navio e presenteou o comandante com uma rabeca, instrumento que representa a cultura Caiçara. “É uma satisfação imensa receber os turistas que vêm de diferentes locais do mundo. A última parada foi em 2016, depois disso não tivemos mais. De lá para cá, a cidade também é outra. Paranaguá está com uma nova roupagem. Temos que agradecer o esforço da Portos do Paraná em trazer de volta os turistas, que movimentam nosso comércio local”, enfatizou o prefeito.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, também recebeu pessoalmente os turistas no cais e afirmou que este é apenas o começo de algo que será mais explorado na região. “Essa vinda é o início de uma grande jornada que temos pela frente. Nossa intenção é que os turistas venham e fiquem mais dias no Paraná”, destacou Nunes.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, contou da dedicação da equipe para que tudo funcionasse da melhor forma. “A vinda do navio de passageiros fomentou o turismo e a economia de Paranaguá. A equipe da Secultur desempenhou um excelente trabalho para atender os passageiros que aqui ficaram para conhecer nosso Centro Histórico, assim como nossas ilhas”, disse Camargo.

A empresa Portos do Paraná, responsável pela recepção da embarcação e dos turistas, divulgou que tem atuado para fomentar a vinda de turistas para a região, através dos portos paranaenses e que a chegada do MS Hamburg simboliza esses esforços. “Um segundo navio está previsto para atracar em Paranaguá, em março de 2020. Além disso, existe a possibilidade de embarcações menores atracarem no Porto de Antonina e que outros navios venham parar na Ilha do Mel”, informou a Portos do Paraná.

RECEPÇÃO DOS PASSAGEIROS

Três ônibus foram disponibilizados para fazer o transporte dos turistas até o Largo Monsenhor Celso, em frente à Catedral, onde os passeios foram oferecidos por agências locais. Dos 244 passageiros, 123 eram mulheres e 121 homens, com idades entre 21 e 91 anos. De nacionalidade alemã foram 228 pessoas. No mais, visitaram o município sete austríacos, cinco suíços, um australiano, um esloveno e uma norte-americana.

“Estamos muito impressionados. A maneira como foi organizado e como está limpo o Porto. Estamos muito bem-vindos. Já planejamos parar aqui outra vez. Está fantástico!", comentou o português José Braz, diretor de hotel do Navio.

Entre os tripulantes (equipe do navio) são 170 pessoas, 137 homens e 43 mulheres, com idades entre 21 e 65 anos. A maioria era da Ucrânia, mas também havia tripulantes naturais da Indonésia, Filipinas, Índia, Alemanha, Itália, Sérvia, Portugal, Polônia, Letônia, Áustria, Honduras, Rússia, Romênia, Moldávia e Maurícia.

A superintendente de Turismo da Secultur, Fernanda Inasaris, contou que há um incentivo para que o município entre na rota do turismo náutico. “O trabalho para angariar navios de cruzeiros a Paranaguá tem sido feito em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, através da Paraná Turismo. O receptivo aos turistas foi essencial para um resultado positivo, superando as nossas expectativas na descida em nossa cidade. A satisfação do turista vai possibilitar mais oportunidades para o nosso litoral”, avaliou Fernanda.

A ISS Marine Services foi a empresa responsável pela escala do navio. O gerente de operações, Erivelton Nascimento, falou da experiência de receber os passageiros. “O grupo de fandango e a equipe de capoeira recepcionando os turistas foi muito elogiado a bordo. Também tivemos muitos comentários positivos no que se refere à segurança em toda a cidade. A atuação da Guarda Municipal e Polícia Militar foi primordial”, avaliou Nascimento.

Segundo ele, Paranaguá tem todos os requisitos para se desenvolver nesse segmento. “Além de sermos a cidade mãe do Paraná, temos as mais lindas paisagens, além de nossas culturas locais. Isso é muito apreciado pelos estrangeiros, principalmente, os europeus. O comandante do navio e os passageiros ficaram muito satisfeitos com toda a simpatia, cordialidade e organização dispensada para atendê-los”, declarou Nascimento.

Erivelton Nascimento, da Agência Inchcape Shipping Services

O comandante Igor Gaber, responsável pela embarcação, disse que o fator principal para incluir um porto nas escalas é a pesquisa de satisfação feita com os passageiros, após a partida.

“Os sorrisos estampados nos rostos dos passageiros, quando retornavam ao navio, foi um reflexo muito positivo.Todos estavam maravilhados com a estrutura montada para atendê-los. De todos os portos brasileiros que escalamos, com certeza, Paranaguá foi o que melhor nos atendeu. Recomendaremos incluir este porto para as próximas temporadas”, frisou o comandante.

 

COMÉRCIO E SERVIÇOS

O presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista da Associação Comercial de Paranaguá, Anwar Hamud, salientou que é importante incluir Paranaguá no roteiro dos cruzeiros. “É muito bom ver que o turista estrangeiro está vindo para o centro, conhecer o comércio de Paranaguá. Estamos planejando futuras ações para promover o comércio e mostrar que estamos prontos para atender o turista”, disse Anwar.

O presidente do Instituto de Turismo e Eventos de Paranaguá (ITEP), o Convention Visite Paranaguá, José Reis de Freitas Neto, afirmou que é a favor de qualquer ação sustentável que promova, atraia, traga e faça o turista levar uma boa recordação da cidade.

“O Visite Paranaguá encarou essa recepção como um teste para começarmos a planejar e nos preparar para essas visitas. Estávamos preparados, todos os restaurantes ligados ao Convention receberam um informe avisando da chegada do navio e algumas sugestões como cardápios básicos em inglês. Todos concordam que é importante esse receptivo para que mais navios venham”, destacou José Reis.

 

Com informações da Prefeitura de Paranaguá e da Portos do Paraná

Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná e Prefeitura de Paranaguá

Fotos

 


Colunistas