MAE de Paranaguá registra aumento de mais de 17% na visitação em fevereiro

10 de março de 2020

Entre os visitantes há turistas de 12 países e de 17 Estados do Brasil

Durante a última semana, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um dos principais atrativos turísticos e culturais da cidade-mãe do Paraná, recebeu a visita de 1,3 mil pessoas, entre elas turistas advindos de 12 países, bem como brasileiros de 17 Estados. Além do potencial do espaço, o MAE tem uma valorização caseira, visto que a maioria dos visitantes é composta por paranaenses, entre eles vários parnanguaras. De acordo com a assessoria, em comparação com fevereiro de 2019, o último mês registrou um aumento de 17,68%.

Segundo as estatísticas, visitantes da Europa, América do Sul e do Norte, estiveram no museu, entre eles turistas dos seguintes países: Chile (9), Paraguai (5), Peru (2), Argentina (1), Canadá (1), Estados Unidos (2), França (3), Holanda (3), Alemanha (2), Espanha (1), Rússia (1) e Suécia (1). Além disso, 1,3 mil brasileiros prestigiaram o MAE, entre eles pessoas dos seguintes Estados: Paraná (671), São Paulo (105), Santa Catarina (66), Rio Grande do Sul (34), Mato Grosso do Sul (14), Rio de Janeiro (10), Minas Gerais (7), Bahia (6), Maranhão (4), Rio Grande do Norte (4), Espírito Santo (3), Pernambuco (2), Tocantins (1), bem como um visitante do Acre, Amapá, Distrito Federal e  Mato Grosso, respectivamente.

Há um prestígio local do MAE, visto que 368 moradores em Paranaguá visitaram o espaço no último mês. Ainda segundo a assessoria, os fins de semana são os dias que mais atraem visitantes no museu, período que concentra 54% das visitas, algo que reforça o MAE como uma opção de lazer.

Análise positiva

O auxiliar administrativo do MAE, Luiz Cezar Rodrigues, fez um balanço positivo do número de visitantes no local durante fevereiro. "Foi um mês extremamente chuvoso, no qual realizamos um fechamento antecipado no Carnaval / Banho a Fantasia, mesmo assim conseguimos ultrapassar em mais de 300 visitantes o número alcançado em fevereiro do ano passado, um aumento de 17,68%", acrescenta.

Em comparação com fevereiro de 2019, houve redução do público de Paranaguá e estrangeiro, no entanto houve um aumento de mais de 20% no número de visitantes de outros Estados do Brasil.

Exposições

O MAE mantém uma série de exposições temporárias em seu espaço cultural. De acordo com o auxiliar administrativo, a exposição "Assim vivem os homens" já teve uma média de 85 mil visitantes, sendo que a atração "Entre Conchas" já foi prestigiada por cerca de 26 mil pessoas.

Serviço

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, antigo colégio dos Jesuítas, conta com 264 anos de história, sendo um edifício do século XVIII que por si só já é uma atração histórica e cultural do Paraná e do Brasil. Aberto de terça-feira a domingo, no horário das 8h às 20h. Para agendar a visita de grupo, com escolas, universidades, faculdades, entre outras instituições, basta telefonar para (41) 3721-1200 ou entrar em contato pelo e-mail mae@ufpr.br . Além disso, há a opção de marcar agendamentos ou prestigiar o espaço presencialmente, basta se dirigir ao funcionário na portaria. O MAE fica localizado na Rua XV de Novembro, 575, Centro Histórico de Paranaguá.