Logotipo

Escultura de Caranguejo atrai visitantes a Paranaguá

21 de janeiro de 2018

Monumento se tornou ponto turístico para famílias que visitam a cidade

Compartilhe

Durante a abertura da 1.ª Festa do Caranguejo de Paranaguá, realizada no mês passado, a prefeitura entregou a escultura do animal que se tornou símbolo não só da festa como da cidade de modo geral. Pouco mais de um mês após a inauguração, a intenção de impulsionar o turismo e o passeio em família na Praça Mário Roque parece ter dado certo. A escultura do caranguejo tem atraído muitas pessoas de Paranaguá e também turistas que aproveitam para visitar o mercado, o aquário e as paisagens da Rua da Praia naquela região.

A turista de Prudentópolis, no centro sul do Paraná, Michelli Michalouski, esteve com o marido e o filho em Paranaguá e fez questão de conferir a novidade. “Já moramos em Paranaguá durante cerca de um ano e agora viemos visitar o aquário. Achamos muito legal a escultura, já estávamos indo embora e resolvemos voltar só para tirar foto com o caranguejo, pois chamou nossa atenção. A cidade é histórica, então sempre vale a pena passear por aqui”, avaliou Michelli.

 

Gisele Bornancin e a família saíram de Matinhos para tirar foto com o caranguejo

 

A moradora em Matinhos, Gisele Bornancin, visitou Paranaguá junto com o marido e a filha exclusivamente para tirar foto com a escultura do caranguejo. “Achei muito bonito, já tinha vindo outra vez à cidade e tinha esquecido de tirar a foto com a minha família. Gostei muito do aquário também. Trouxemos familiares nossos de Santa Catarina para conhecer, faz parte da nossa rota. Acho que deveria ter mais pontos turísticos como esses porque valorizam ainda mais a cidade”, afirmou Gisele.

 

Artesã Helena Marcelino Cardoso começou a vender camisetas com a estampa do caranguejo

 

TURISMO E COMÉRCIO

Helena Marcelino Cardoso é artesã no Mercado do Artesanato e trabalha na venda de lembranças e camisetas com tema da cidade aos turistas. “Fizemos uma camiseta com a estampa do caranguejo depois da colocação da escultura e muitas pessoas já compraram. A Praça é um importante ponto turístico na cidade e o caranguejo agora virou a principal atração”, contou a artesã. 

O movimento desde o início da temporada de verão tem correspondido às expectativas dos comerciantes, em especial aos fins de semana. “O nosso trabalho melhorou muito agora com a temporada. Existem muitas pessoas vindo de fora visitar Paranaguá, já vendi camiseta para turistas de Sergipe, São Paulo, Curitiba e até de fora do Brasil, como os americanos que já estiveram no Mercado do Artesanato, que compraram um livro sobre a Ilha do Mel”, relatou Helena.

O Mercado do Artesanato, segundo ela, está em um local estratégico para receber os visitantes para que eles possam levar um pouco da cidade com eles.
 

 

Colunistas