Logotipo

Conheça as melhores atrações da República Dominicana

04 de setembro de 2018

Com belas paisagens, praias, passeios ao ar livre, atrativos culturais e diversão, o País tem propostas que agradam a todas as idades

Compartilhe

A República Dominicana é o destino multigeracional por excelência no Caribe. Além das belas praias, tem uma grande variedade de reservas naturais, parques temáticos, museus, visitas guiadas, boa comida e outras atrações que atendem a diferentes necessidades de toda a família - avós, pais e filhos de todas as idades.


“A viagem multigeracional é uma tendência crescente no setor e o destino atende a tudo o que é procurado: descanso, diversão, boa hospitalidade, serviços de qualidade e paisagens únicas”, diz Magaly Toribio, Assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana. “Cada região oferece o melhor para ser visitado em família; a proximidade entre eles é uma vantagem exclusiva para desfrutar, em um curto período de tempo, atrações de diferentes estilos”.


Seja descansando enquanto toma uma bebida na praia, voando com uma tirolesa sobre a floresta, visitando fabulosas cachoeiras ou curtindo um show com música e saborosa culinária, crianças, jovens, pais e avós têm as propostas mais atraentes. A lista abaixo apresenta algumas opções distribuídas em todo o País para levar em conta, de acordo com os gostos:

 

PRAIAS E DESCANSO

Curtir praias de areia branca e águas transparentes é uma atividade que pode ser desfrutada por adultos e crianças, independentemente da idade. Em todo o País existem várias opções: desde as mais reconhecidas internacionalmente, como as de Punta Cana, até as mais paradisíacas e menos exploradas, como a de Bahia de las Águilas, na província de Pedernales (oeste), reconhecida como a praia mais bonita de República Dominicana pela cor turquesa. Pequenas ilhas paradisíacas, como a Ilha Saona ou Ilha Catalina, no Parque Nacional de Cotubanamá, e as espetaculares ilhotas que podem ser acessadas de barco, como Cayo Levantado e Cayo Arena, completam uma experiência de praia inesquecível no destino, com a possibilidade de que a família inteira aproveite, descobrindo peixes coloridos e flora marinha ao fazer snorkeling.

 

NATUREZA E EXPLORAÇÃO 

O País possui inúmeras áreas protegidas que abrigam uma rica flora e fauna e são ideais para atividades familiares, como caminhadas, ciclismo e excursões. Escondida entre as montanhas da Cordilheira Central, a Reserva Científica do Ébano Verde é atravessada por caminhos que cruzam riachos cristalinos e entram na floresta de nuvens tropicais. Em Punta Cana, existe a Reserva Ecológica Olhos Indígenas, onde é possível nadar em três das 12 lagoas que possui, enquanto em Samaná fica o Parque Nacional Los Haitíses, com fabulosos manguezais, grutas e cavernas. Já em Santo Domingo, há vários parques com mirantes e o Jardim Botânico Dr. Moscoso, o grande pulmão verde da cidade, que abriga 2 mil espécies de flora nativa e exótica.

 

PASSEIOS CULTURAIS E BOA COMIDA

Santo Domingo, a capital do País, oferece um amplo roteiro cultural e de lazer, além da excelente gastronomia, componentes ideais para um passeio em família. A Cidade Colonial é o lugar emblemático para sentir a rica história e a cultura dominicana onde os primeiros frutos da América são visíveis. Um plano divertido para a família é viajar e conhecer a área a bordo do simpático Chu Chu Tren. Nesta cidade, está localizado o Museu Infantil Trampolín, projetado para crianças, onde é oferecida uma experiência educacional diferente usando a criatividade e atividades divertidas, enquanto no Museu O Larimar é possível aprender a história deste mineral belo e exclusivo do País. A música dominicana ganha destaque em Santo Domingo de Fiesta, um espetáculo ao ar livre que acontece todas as sextas e sábados a partir das 20h. Pelo perfil cosmopolita, o resto do movimento nacional do distrito é constante, com uma grande variedade de restaurantes e foodtrucks que servem cozinha internacional e pratos tradicionais do destino e modernos centros comerciais, ideal para fazer compras.

 

ADRENALINA E DIVERSÃO

Em diferentes partes da ilha, especialmente em Punta Cana, existem parques temáticos que oferecem às famílias um momento inesquecível. Nesses locais, é possível ver todos os tipos de animais nativos e ter experiências carregadas de adrenalina, como cruzar pontes suspensas, fazer canyoning ou pular livremente. O passeio pelos 27 Charcos de Damajagua, em Puerto Plata, é outra viagem para se divertir em família, pois convida todos a deslizar por escorregadores naturais e pular de cachoeira em cachoeira. Famílias que gostam de enfrentar desafios podem testar a resistência na excursão para escalar o Pico Duarte (3.087 metros), a montanha mais alta do Caribe, localizada na região central de Jarabacoa.

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Devido à geografia diversificada, a República Dominicana é ideal para todos os tipos de atividades esportivas com a natureza de acompanhante. Em todo o País, existem 26 campos de golfe de primeira classe, com 86 buracos diretamente sobre o mar. Se a busca por ação for maior, recomenda-se explorar o imenso mundo marinho mergulhando nos navios afundados de Bayahíbe, nos incríveis corais da região de Pedernales, a sudoeste, ou no Cayes Siete Hermanos, na província de Montecristi, a noroeste. Para os membros da família do surf, nada melhor do que visitar a praia de Encuentro de Cabarete, na região de Puerto Plata, onde também há locais especializados para prática de kitesurf e Stand UpPaddle (SUP). O rio Yuquedel Norte, localizado em Jarabacoa, é uma excelente opção para o rafting.

 

Fonte: Ministério do Turismo da República Dominicana

Colunistas