Logotipo

24.ª Festa da Tainha de Nova Brasília é atração do fim de semana

14 de julho de 2018

Expectativa é que duas mil pessoas participem da festa diariamente

Compartilhe

Acontece de 13 a 29 de julho, a 24.ª Festa da Tainha de Nova Brasília (Ilha do Mel). O evento é tradicional e aguardado com expectativa tanto pelos turistas como pela comunidade local. A festa é realizada pela Associação dos Nativos da Ilha do Mel com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

A festividade conta com shows musicais e comidas típicas. A parte da gastronomia acontece no Terminal de Embarque de Nova Brasília (trapiche) e os shows serão realizados no salão comunitário Vô Diamantino, espaço que concentra os acontecimentos da localidade.

No  trapiche, a Associação dos Nativos da Ilha do Mel  tem uma cozinha onde prepara toda a alimentação e um bar como base para atender os turistas. Ao lado, a associação cede um espaço para venda de doces e bolos. De acordo com Felipe Andrews Gonçalves, secretário da associação e organizador da festa,  é feito sorteio entre os interessados em atuar na festividade.

Felipe destaca ainda que o salão comunitário conta com duas barracas de comidas para atender todo o pessoal que vai frequentar a festa. A expectativa para a vinda de turistas é grande e todos os proprietários de pousadas se preparam com antecedência.

“Como é um mês de férias e já estamos com muitos turistas visitando a Ilha do Mel, nossa expectativa é que tenhamos um público diário de duas mil pessoas. Nos fins de semana o público é muito maior que duas mil pessoas devido aos turistas que vêm apenas passar o dia e voltam”, explica.

O ano de 2018 teve uma das maiores safras de tainha

A Festa da Tainha em Nova Brasília conta com bingo, forró, comida típica, shows e desfile da rainha da festa. Nos dias  13 e 14 (sexta-feira e sábado) acontece o show com o cantor Leo Santos e banda, no dia 21 tem a banda Chamavó, dia 25 é a vez do cantor Kauã Zini e dia 27 tem o cantor Vini Moreno.

Os dias 28 e 29 de julho serão reservados para as práticas esportivas, com destaque para o surf. É o PNG Surf Chalenge que vai acontecer na Praia de Fora, envolvendo várias categorias. De acordo com Cesar Marreta, que atua na organização através da Associação do Surf de Paranaguá, serão R$ 15 mil em prêmios na categoria amador e mais R$ 5 mil na profissional. “É considerado o melhor evento do ano no Paranaense”, explica.







Colunistas