conecte-se conosco

Trânsito

Semáforo da Avenida Belmiro Sebastião Marques começa a funcionar segunda-feira

Ciclistas ressaltaram a importância do equipamento para oferecer mais segurança

Publicado

em

Paranaguá recebeu ao longo dos últimos anos diversos semáforos que têm contribuído para a mobilidade e segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. Mas o cruzamento da Avenida Belmiro Sebastião Marques com a Rua Júlio Groth Elias ainda estava sem o equipamento e a população mencionava que o local registrava muitos acidentes. Recentemente, o semáforo foi finalmente instalado e deve entrar em funcionamento na segunda-feira, 29.

O cruzamento sempre teve alto fluxo de veículos, ainda mais depois da revitalização na Avenida Belmiro Sebastião Marques entregue no ano passado, com nova pavimentação, ciclovia e iluminação. Com a revitalização da via, também foram colocadas novas lombadas em toda sua extensão. Um estudo já havia apontado que o local precisava do equipamento.

 

Semáforo está no modo alerta desde o dia 22 para que a população se acostume com o equipamento

 

EM ALERTA

O semáforo implantado tem identificação de passagem para motoristas e ciclistas e outro para pedestres, para facilitar a locomoção de todos pela região.
Nesta semana, para facilitar o tráfego e para que as pessoas se acostumem ao semáforo, o equipamento permaneceu em teste com o sinal em alerta. Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação, o prazo de uma semana também é estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para orientação dos usuários.

“Paralelamente a este funcionamento no alerta, a equipe de educação no trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública fará trabalho de conscientização junto aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para que façam bom uso do novo equipamento, pois o objetivo é garantir a segurança de todos”, divulgou em nota a Secretaria de Comunicação.

 

REIVINDICAÇÃO ANTIGA

A ciclista Tatiana Gonçalves, moradora no Jardim Ouro Fino, destacou que o semáforo foi um grande ganho para a população que anda pela ciclovia da avenida. “Acho que vai ser muito bom quando começar a funcionar, pois utilizo esta via cerca de quatro vezes ao dia e, muitas vezes, é difícil atravessar em segurança. Muitos acidentes já foram observados neste cruzamento”, disse Tatiana.

A também ciclista Suelen Rodrigues de Oliveira Lima, moradora no Labra, aprovou a implantação, principalmente devido à frequência de acidentes no local. “Moro nas proximidades da avenida, costumo usar bastante a ciclovia e, como ando com criança na cadeirinha da bicicleta, será mais seguro, pois os motoristas não dão a vez para os ciclistas”, opinou Suelen.

O comerciante Bruno Sigolo há pouco tempo abriu um estabelecimento na Avenida, próximo ao cruzamento em questão e disse que o semáforo era uma necessidade real da população. “Apesar de abrir o ponto há algumas semanas, sou morador no bairro e já presenciei muitos acidentes, principalmente por causa da falta de visão dos motoristas para fazer a conversão. É preciso redobrar a atenção. Depois que fizeram a ciclovia, o pessoal tem respeitado bastante, mas o principal mesmo aqui era o semáforo, que vai ajudar a diminuir o número de acidentes”, considerou Sigolo.
 

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress