Logotipo

PRF flagra caminhão com 17 toneladas de excesso de peso na BR-376 em Guaratuba

24 de junho de 2019

Veículo pesado foi retido por agentes da PRF na descida da Serra do Mar (Foto: Agência PRF)

Compartilhe

Veículo estava carregado com madeira e colocava motoristas em risco contínuo de acidentes graves na Serra do Mar

Na tarde da última sexta-feira, 21, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reteve um caminhão que transportava com excesso de peso uma carga de madeira com 17;170 quilos acima do limite máximo da sua capacidade. O flagrante foi feito por agentes da PRF na BR-376 em Guaratuba na descida da Serra do Mar. O veículo estava carregando com pinus e foi abordado por equipe de plantão na Unidade Operacional Alto da Serra.

Segundo a PRF, a carga saiu de Tijucas do Sul - PR e tinha como destino a cidade de Garuva - SC.  "A nota fiscal não continha o peso da carga. A equipe da PRF fez então a pesagem em uma balança, cujo resultado foi 41,3 toneladas –quase 80% acima do limite legal de 23 toneladas. A margem de tolerância de sobrepeso é de apenas 5%", explica a assessoria.

De acordo com a PRF, ao motorista foi emitida uma autuação de trânsito no valor de cerca de R$ 5 mil, proporcional ao tamanho do excesso de peso, algo previsto no artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "O caminhão ficará retido até que seja feito o transbordo de parte da carga para outro veículo. O excesso de peso, além de provocar danos e reduzir a vida útil do asfalto das rodovias, pode provocar acidentes graves. Ele compromete o funcionamento dos sistemas de freios e de suspensão dos caminhões, além de reduzir a sua velocidade", finaliza.

 

*Com informações da Agência PRF.


Colunistas