Logotipo

Paranaguá conta com 115 mil bicicletas para 153 mil habitantes

17 de agosto de 2019

Com dados, caso cada parnanguara tivesse uma bicicleta, 75% da população utilizaria o modal ciclístico para se locomover na cidade

Compartilhe

Empresários do ramo ciclístico afirmam que vendem cerca de 60 bicicletas ao mês no município

Paranaguá definitivamente é a cidade das bicicletas. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito de Paranaguá (Sumtran), atualmente o município possui cerca de 115 mil bicicletas para uma população de mais de 153 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se fosse feita uma contagem de uma bicicleta por pessoa, levando  em contas as estatísticas do IBGE e Sumtran, 75% da população parnanguara utilizaria o modal ciclístico para se locomover na cidade.

Isso ocorre em um momento em que o modal ciclístico é incentivado nas grandes cidades com ampliação de ciclovias, principalmente por ser algo sustentável, que não polui e que não ocupa espaços grandes para estacionamento, bem como contribui para a qualidade de vida como atividade física.

O alto índice de bicicletas e, consequentemente, ciclistas, ocasiona uma economia em torno dos estabelecimentos que lidam com o ramo ciclístico. Ricardo Santos do Amaral, sócio-proprietário de um estabelecimento que vende e faz manutenção de bicicletas de todos os tipos, afirma que durante o inverno a média mensal é de venda de 60 bicicletas. "Entre os serviços mais realizados estão a revisão e a manutenção preventiva, entre outros", explica.

Ricardo Santos do Amaral, sócio-proprietário de estabelecimento de serviços ciclísticos, afirma que média mensal é de venda de 60 bicicletas (Foto: Divulgação) 

Segundo Amaral, o ramo de bicicletas e o uso do modal como transporte é algo positivo e que movimenta a economia local. "Entretanto, se tivéssemos uma melhor infraestrutura seria bem melhor com ampliação de ciclovias. É necessário ter mais segurança e respeito entre ciclistas, pedestres e motoristas", completa o empresário. Ricardo afirma que faz parte de um grupo de ciclistas chamado "Pedal é Saúde" com mais de 200 pessoas. "Temos um grupo de iniciantes que faz pedal toda a segunda-feira no Aeroparque", destaca.

EMPRESÁRIO COM ESTABELECIMENTO EM CURITIBA ABRIU LOJA EM PARANAGUÁ

"Tive loja em Curitiba no período de 1998 até 2015, e por apostar em um futuro promissor me desloquei para Paranaguá depois de fazer algumas pesquisas de mercado aqui na região", ressalta o empresário Rodrigo Bonesso (Foto: Divulgação)

Rodrigo Bonesso, proprietário de um estabelecimento de venda e serviços ciclísticos, afirma que o mercado de Paranaguá é positivo para quem comercializa bicicletas. "Inclusive tive loja em Curitiba no período de 1998 até 2015, e por apostar em um futuro promissor me desloquei para Paranaguá depois de fazer algumas pesquisas de mercado aqui na região", detalha.

Segundo Bonesso, a média é da venda de 60 "bikes" ao mês em Paranaguá. "Os serviços mais executados são relacionados a pneu, com remendo, troca de câmara de ar e pneu. Atendemos mais de 100 clientes diariamente em dias de semana e nos sábados podendo chegar até 150", destaca o empresário. 

Grupo "Pedal é Saúde" de Paranaguá (Foto: Divulgação)

 


Colunistas