Connect with us

Trânsito

IPVA 2020: confira o calendário para pagamento no Paraná

Neste ano, os boletos não serão enviados pelos Correios

Publicado

em

Os proprietários de veículos com placas final 1 e 2 têm até o dia 23 de janeiro para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao ano de 2020. O prazo é para o pagamento à vista, com desconto de 3% ou para pagamento da primeira parcela, para quem preferir quitar em até três vezes.

O calendário do Detran PR estabelece o dia 24 como prazo para as placas com final 3 ou 4 e segue até o dia 29 para quem tem placa com final 9 ou 0. A diferença deste ano é com relação à entrega do documento, que não será realizada por meio dos Correios. Desta forma, os proprietários devem acessar a página da Secretaria de Estado da Fazenda na Internet para emitir a guia para pagamento (http://www.fazenda.pr.gov.br/virada.html).

Na página, é preciso informar o número do Renavam do veículo. Para atendimento presencial, o local mais próximo para os moradores no litoral do Paraná é a Agência da Receita Estadual do Paraná, na Avenida Ayrton Senna da Silva, n.º 1.060, no horário das 10h às 17h.

O pagamento poderá ser realizado nas agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi), com a Guia de Recolhimento disponível no portal da Secretaria de Estado da Fazenda e apenas com o número do Renavam nos bancos credenciados, exceto Banco do Brasil.

DPVAT

Em novembro, o Governo Federal editou uma medida provisória que extinguia o Seguro DPVAT a partir de 2020. Em dezembro, porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos da medida, por isso, será preciso efetuar o pagamento neste ano.

O Seguro DPVAT deve ser pago, uma única vez ao ano, juntamente à cota única ou da primeira parcela do IPVA, acompanhando os calendários de cada Estado. De acordo com a Seguradora Líder, administradora oficial do DPVAT, o seguro garante indenizações para acidentes ocorridos entre 1.º de janeiro e 31 de dezembro do ano de exercício.

Para realizar o pagamento, o proprietário deve entrar no site da Seguradora Líder, inserir o número do Renavam e emitir a guia.

Confira os valores do seguro DPVAT para 2020:

Tipo de Veículo – Categoria – Valores em R$

Automóveis e camionetas ​​particulares / oficial, missão diplomática, corpo consular e órgão internacional – 1 – 16,21

Táxis, carros de aluguel e aprendizagem – 2 – 16,21

Ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de frete (urbanos, interurbanos, rurais e interestaduais) – 3 – 37,9

Micro-ônibus com cobrança de frete mas com lotação não superior a dez passageiros e ônibus, micro-ônibus e lotações sem cobrança de frete (urbanos, interurbanos, rurais e interestaduais) – 4 – 25,08

Ciclomotores​ – 8 – 19,65

Motocicletas, motonetas e similares – 9 – 84,58

Caminhões, caminhonetas tipo "pick-up" de até 1.500 kg de carga, máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral (quando licenciados) e outros veículos – 10 – 16,77.

Continuar lendo