conecte-se conosco

Trânsito

Idosos devem utilizar credencial em estacionamento regulamentado

Márcia Garcia explica que também estão sendo fiscalizados locais com vagas internas como estacionamentos em supermercados, shoppings e lojas

Publicado

em

Espaços para pessoas com mais de 60 anos e portadores de necessidades também são fiscalizados 

A integrante da Guarda Civil Municipal, Márcia Garcia, explica algumas normas para utilização do espaço de estacionamento reservado. “Tanto as pessoas com mais de 60 anos como as portadoras de necessidades especiais não podem deixar vencer o prazo das credenciais que devem ser renovadas a cada dois anos. É preciso levar a documentação pessoal na Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), no Conjunto Nilson Neves para essa renovação”, orienta.

“Mesmo que outra pessoa conduza o veículo, o portador da credencial precisa estar presente para poder utilizar a vaga. Se o motorista for flagrado sem o beneficiário, a credencial é recolhida e sofrerá as sanções previstas”, informa Márcia Garcia.

Enquanto o veículo estiver estacionado, a credencial deve permanecer em local visível. “Outra questão são as vagas. A credencial somente é válida quando o veículo estiver estacionado em vagas preferenciais”, salienta a GCM.

VAGAS INTERNAS

Márcia Garcia explica que também estão sendo fiscalizados locais com vagas internas como estacionamentos em supermercados, shoppings e lojas. “Há algum tempo iniciamos também a fiscalização nesses locais. O estacionamento não é cobrado e não conta com o Perto, contudo, as vagas para idosos e portadores de necessidades especiais devem ser respeitadas. Os agentes de trânsito percorrem esses pontos comerciais e verificam se os motoristas não autorizados estão utilizando esses espaços reservados”, afirma a GCM.

Segundo ela, os beneficiários aprovaram a fiscalização. “Ocorria muito de os espaços para esse público estarem ocupados por outros condutores que usavam indevidamente e hoje a realidade é outra. Os idosos e portadores de necessidades especiais chegam aos supermercados ou outros comércios e contam com sua vaga prioritária”, frisa Márcia. Antes de iniciar a fiscalização, a Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Superintendência da Guarda Civil Municipal, conversou com os gerentes e responsáveis por esses estabelecimentos. “É necessário que o beneficiário conte com a credencial para utilização desses espaços.

“O número de vagas de estacionamento nas vias de Paranaguá voltadas a esse público foi acrescido para atender à demanda. “O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, o prefeito Marcelo Roque e o comandante geral da GCM, Leônidas Martins Júnior, sempre buscam as melhores condições para beneficiar o cidadão e este estacionamento direcionado a idosos e portadores de necessidades especiais é uma ferramenta importante para essa fatia da população”, avalia Márcia Garcia.

 

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá.
 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress