Logotipo

Desrespeito no estacionamento e falta de utilização do cinto são principais irregularidades em Paranaguá

21 de maio de 2019

Maio Amarelo tem ampla programação e visa a um trânsito mais seguro e pacífico no município

Compartilhe

Uso de celular ao volante e conversão de faixa sem sinalização são ilicitudes bastante cometidas 

Lançada no dia 3 de maio em Paranaguá, a campanha “Maio Amarelo” tem como objetivo conscientizar a população para adoção de atitudes corretas no trânsito, prezando pela coexistência e respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), algo firmado desde 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), oficializando o mês em questão como período para realização de atividades para segurança no trânsito e na mobilidade urbana. Pensando neste contexto, a Guarda Civil Municipal (GCM), através da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), listou as irregularidades mais cometidas pelos condutores parnanguaras de janeiro de 2018 a abril de 2019. 

IRREGULARIDADES

Entre 2018 e 2019, a notificação mais registrada no trânsito local é o ato de estacionar em desacordo com regulamentação em vaga rotativa. No segundo lugar está o estacionamento em desacordo com a sinalização indicada para a vaga. Dirigir sem cinto de segurança é a terceira ilicitude mais cometida em Paranaguá, seguida pela condução de veículo ou motocicleta manuseando telefone celular. A quinta notificação mais realizada pela GCM é executar operação de conversão à esquerda em local proibido pela sinalização.

Segundo a assessoria da prefeitura, o Maio Amarelo é uma ação coordenada feita pela Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) e Sumtran, junto com diversas instituições públicas e privadas, bem como a sociedade, que visa exatamente a um trânsito mais harmônico e com menos irregularidades como as cometidas excessivamente por alguns condutores parnanguaras. “A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, explica a assessoria.

De acordo com a Sumtran, a ideia é seguir movimentos que surtem efeitos positivos na sociedade como o “Outubro Rosa” contra o câncer de mama e em prol da saúde das mulheres e o “Novembro Azul” pela prevenção do câncer de próstata e para a saúde dos homens. “Tudo isso estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito”, explica a assessoria. De acordo com a Sumtran, neste ano o lema da campanha Maio Amarelo é “No trânsito, o sentido é a vida”, seguindo o que estipula resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Além do Maio Amarelo, durante todo o ano o município vem atuando continuamente para fazer um trânsito mais harmônico na cidade, que possui um contraste de tráfego intenso de caminhões, veículos leves, motocicletas e bicicletas. “Isso é feito por meio de programas de educação para o trânsito, palestras, blitze educacionais, bem como por projetos nas escolas, com aulas e simulados para as crianças. Além disso, estamos continuamente desenvolvendo projetos de mobilidade urbana em nosso setor de engenharia de tráfego e atuando por meio das fiscalizações dos agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal”, finaliza a Sumtran. 

CONFIRA AS AÇÕES DO MAIO AMARELO PROGRAMADAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Data: 24/05/2019 
Passeata
Local: Rua Júlia da Costa
Horário: 9h
Público-Alvo: Alunos do CEDAP
Objetivo: Conscientização
Materiais: Ônibus, Informativo.
Recursos Humanos: Equipe de Educação Para o Trânsito.
Metodologia: Conscientizar os usuários da via sobre o mês do “Maio Amarelo”

Data: 26/05/2019 
Campanha com o Ciclismo
Local: Alexandra.
Horário: 9h
Público-Alvo: Ciclistas
Objetivo: Conscientização
Materiais: Informativo.
Recursos Humanos: Equipe de Educação Para o Trânsito.
Metodologia: Conscientizar os usuários da via sobre o mês do “Maio Amarelo”

Colunistas