conecte-se conosco

Trânsito

Desrespeito de motoristas incomoda pedestres

Veículos estacionados em calçadas prejudicam a mobilidade

Publicado

em

A cena de veículos estacionados em cima de calçadas é pouco comum nas ruas do Centro da cidade, mas ela se torna habitual quando o assunto é voltado a vias em bairros mais afastados. Na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nas proximidades dos bairros Parque São João e Jardim Samambaia, muitos motoristas deixam os carros em lugares onde deveria existir somente a passagem de pedestres, tornando a mobilidade de quem anda a pé bastante comprometida.

Na maior parte das situações, os veículos ficam em calçadas porque os motoristas optam em parar em frente às empresas onde fazem compras ou adquirem algum tipo de serviço. No entanto, a corriqueira irregularidade acontece e aborrece os pedestres, principalmente os mais idosos que precisam se arriscar para avançar.

O aposentado Carlos Eduardo Farias disse que deveria haver mais fiscalização nos bairros, pois os pedestres são obrigados a andar na rua em razão da presença de veículos estacionados em calçadas. “Chega a ser irritante, pois em muitos lugares a calçada fica completamente tomada pelo veículo e nos obriga a ir pela ciclovia, a qual sempre está movimentada pela passagem das bicicletas”, reclamou.

A jovem Andreia Nascimento foi outra a manifestar indignação com a situação e chamou a atenção para a péssima qualidade das calçadas, uma vez que muitas delas estão tomadas pelo mato ou quebradas em decorrência de não suportar o peso dos automóveis. “São descasos comuns do nosso cotidiano”, afirmou a estudante no Instituto Federal do Paraná.

Como forma de evitar que as irregularidades aconteçam, a própria população sugeriu que campanhas educativas sejam feitas nas regiões onde há a maior parte das incidências deste tipo de infração. “As pessoas já sabem, mas não custaria lembrá-las, em um primeiro momento, de que o estacionamento em calçadas é proibido. No caso de haver reiteradas ocorrências nas regiões alvo da campanha, aí sim deveriam ser aplicadas multas para que os motoristas não voltem a infringir a lei de trânsito”, afirmou Andreia.

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA

Referentes aos veículos estacionados irregulares na via, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) afirmou que está efetuando fiscalizações. Em 2016, até o momento, 314 motoristas receberam notificações em razão deste tipo de infração.

Publicidade










plugins premium WordPress