Logotipo

Procura por abertura de novas empresas aumenta em Paranaguá

31 de janeiro de 2019

Sala do empreendedor totalizou 8.246 atendimentos em 2018, sendo abertas 471 novas empresas 

Compartilhe

A Sala do Microempreendedor Individual da Prefeitura de Paranaguá registrou no último ano um aumento em formalização de abertura de empresas em 2018. No total de 471 novas empresas formalizadas, um aumento de 31,20% em relação ao ano anterior. 
A Sala teve um atendimento geral em 2018, que totalizou 8.246, de informações sobre formalização de abertura de empresas, sobre a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI), Boleto DAS (Documento de Arrecadação – INSS/ICMS/ISS), alvarás e parcelamentos. 
A diretora do departamento de Comércio e Serviços da Prefeitura de Paranaguá e coordenadora da Sala do Empreendedor, Deisi Leal, falou sobre este aumento para abertura de novos empreendimentos. “A procura pelo primeiro negócio vem crescendo no município. Sempre falo que a sala do empreendedor não abre empresas, ela realiza sonhos. O desemprego tem sido uma condição que afeta o País todo e aqui não é diferente. Paranaguá tem um potencial como cidade empreendedora e estes pequenos negócios se encontram principalmente nos bairros. São formados por pessoas que trabalham com atividades de informalidade há muitos anos, e não possuem o conhecimento de que pela Lei têm o direto de se tornarem uma empresa, com CNPJ, Boleto do CEI que paga a sua contribuição e direito à previdência, auxílio-maternidade, a licenças, dentre outros, ficando amparadas pela lei. Essas pessoas que estão na informalidade o que falta para crescerem, o CNPJ, para que tenham um alvará e possam emitir uma nota fiscal. Para isso fazemos este trabalho de formiguinha, no qual buscamos colocar este empreendedor informal na formalidade, o que lhes dá benefícios. Este é um trabalho que vem crescendo em Paranaguá, com uma demanda muito rápida”, enfatiza Deisi.
Também acontecem cursos e oficinas ministrados por consultores credenciados pelo Sebrae, que é parceiro da Prefeitura de Paranaguá, na Sala do Empreendedor. “Todos os cursos, oficinas e palestras são ministrados pelo Sebrae e vejo Paranaguá com o MEI com um forte gerador de emprego e renda. Cada MEI que abre uma empresa no município tem o direito de registrar um funcionário, e estes 471 empreendedores geram 471 empregos no município. Estes números estão sendo gratificantes para a Sala do Empreendedor, que no ano passado ganhou um prêmio Selo Prata de Atendimento pela referência, e nos mostram o potencial do empreendedor parnanguara”, completa.  
A Sala do Empreendedor e a Secretaria do Trabalho e Emprego realizaram um planejamento para o ano de 2019, buscando fomentar ainda mais a formalização de novas empresas. “Em 2018 passaram pela Sala do Empreendedor, de acordo com o Sebrae, 8.246 pessoas, pedindo informações de como abrir e cuidar de sua empresa. Diante desta realidade, conversei com o secretário de Trabalho e Emprego, Brayan Roque, para darmos continuidade a este trabalho e criamos um planejamento para 2019, que foi apresentado em dezembro ao Sebrae que nos deu apoio para realizarmos em parceria as demandas para o ano”, destaca Deisi, explicando que as oficinas, cursos e palestras realizados pelo Sebrae serão mantidos, bem como foram criados e desenvolvidos novos projetos. “Queremos levar estes serviços aos bairros, com o Bairro Empreendedor. Os mesmos serviços que temos na Sala queremos levar aos bairros, bater na casa do vizinho, fazer parcerias com os presidentes de bairros para saber quem são os moradores no bairro que estão na informalidade e ofertar os serviços. A menina dos olhos é a Feira das Mulheres Empreendedoras, uma parceria com o Sebrae com a Sala do Empreendedor, que é uma parceria da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria do Trabalho. Identificamos isso através dos relatórios que as mulheres estão sendo grandes empreendedoras, em várias atividades, e este trabalho poderá ser mostrado nesta feira”, enfatiza Deisi.
Também está dentro do planejamento o Seminário de Crédito, no qual as instituições de crédito estarão fazendo palestras de como conseguir recursos para adquirir equipamentos, um crédito pensado, para que possa dar o retorno que realmente precisa ao seu negócio e que ela venha a crescer. Também será realizado evento destinado aos jovens, com a Minha Primeira Em presa, que vai buscar o jovem na informalidade e buscar transformá-lo em um MEI. 
Também está prevista para 2019 a realização do Lançamento do Selo de Regularização da Sala do Empreendedor, e será entregue através de uma palestra ao empreendedor que está apto a trabalhar, que está regularizado cumprindo com todas as suas obrigações e também a agenda de consultoria, que é realizada o ano inteiro que nas datas especificas estará sendo divulgada.
A Semana DASN, que é a semana da Declaração do Imposto do MEI, que acontecerá de 11 a 15 de fevereiro. 
A Sala do Empreendedor está localizada nas dependências do Palácio São José, sede da Prefeitura de Paranaguá, e o contato pode ser realizadono telefone (41) 3420-6029, ou no site http://www.paranagua.pr.gov.br/ na aba Sala do Empreendedor.
 


Colunistas