conecte-se conosco

Trabalho

Paranaguá sedia Plenária Nacional de três Federações Portuárias

Temas como aposentadoria especial e excepcionalidade na Lei 9.719/98 são expostos no evento

Publicado

em

A cidade de Paranaguá está sediando desde a manhã de quarta-feira, 12, a plenária Nacional de três federações que englobam todos os sindicatos das seguintes entidades: Federação Nacional dos Estivadores (FNE), Federação Nacional dos Portuários (FNP) e Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (Fenccovib). 

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo presidente da FNE, Wilton Ferreira Barreto; pelo anfitrião e presidente da Intersindical de Paranaguá, João Lozano; presidente da FNP, Eduardo Lírio Guterra; presidente da Fenccovib, Mário Teixeira; prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; presidente da Câmara de Paranaguá, Marquinhos Roque; representante do Ministério Público do Trabalho, Dr. Augusto Meirinho; representante do Ministério do Trabalho, Dr. Luiz Fernando Busnardo, e pelo vereador Adilson Zela, da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara de Paranaguá. 

Presidente da Intersindical, João Lozano, é o anfitrião do evento

Após a abertura oficial, foram iniciados os debates da plenária. Na noite de ontem, também foi realizada no mesmo local a solenidade de posse da nova diretoria da FNE, que tem José Adilson como presidente.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou que este é um momento importante para a classe trabalhadora portuária. “Paranaguá recebe uma importante discussão de todos os TPAs do Brasil, através desta plenária. Fico feliz por ter um bom relacionamento com todos os TPAs de Paranaguá, voltando um pouco ao passado onde meu pai fez parte da Intersindical, brigou muito pelas melhorias para a classe e fico feliz com esta união que novamente está acontecendo. Vemos aqui representantes de todo o País, sendo eles da Estiva, Arrumador, Consertador, Vigias, Bloco e Conferentes, isso é importante para a união para que não se tenha perda no ganho das famílias dos TPAs”, destacou Marcelo Roque, aproveitando para parabenizar o Sindicato da Estiva de Paranaguá. “Quero aproveitar este espaço para parabenizar o Sindicato da Estiva. No dia 13 de setembro completa 115 anos de história, de tradição, de um povo que se dedicou ao Porto de Paranaguá, que ajuda o porto a bater recordes em todos os sentidos, um sindicato que representa bem toda a história de lutas e conquistas do nosso município”, completou.     

Marquinhos Roque, presidente da Câmara de Vereadores: “ A Estiva através de sua diretoria e seus associados faz história e contribui muito para o desenvolvimento da cidade de Paranaguá”

O presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Marquinhos Roque, destacou a importância que Paranaguá sempre teve na área. “Paranaguá tem sua importância pela relevância de seus sindicatos da orla marítima, sempre foi uma referência desde a época do prefeito Mário Roque, do Isaías, e de todo o pessoal que constitui a Intersindical, e hoje não seria diferente, Paranaguá foi agraciada com esta plenária com dirigentes e trabalhadores vindos de todo o País, para darem diretrizes aos sindicados e esta união é importante para o fortalecimento de toda uma classe. Gostaria de aproveitar e parabenizar a Estiva de Paranaguá que completa 115 anos de fundação. A Estiva através de sua diretoria e seus associados faz história e contribui muito para o desenvolvimento da cidade de Paranaguá”, enfatizou Marquinhos Roque.   

O presidente da Intersindical de Paranaguá e do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, João Lozano, destacou os assuntos que estarão na pauta do evento.

“Estaremos discutindo vários itens que são primordiais para a classe, como aposentadoria especial, a excepcionalidade na Lei 9.719/98, e outros assuntos pertinentes aos portos em todo o Brasil. Como, por exemplo, as convenções coletivas, que sabemos que tudo está muito difícil de fechar, e o plano conjunto de luta em âmbito nacional, dentre outros temas”, detalhou Lozano, aproveitando para parabenizar toda a classe estivadora de Paranaguá pela passagem do aniversário de 115 anos de fundação.

“Em 13 de setembro de 1903, foi fundado o Sindicato dos Estivadores de Paranaguá, sendo o segundo mais antigo no País, sempre com lutas e vitórias. E é muito gratificante poder estar representando o sindicato, pois sabemos que isso é passageiro, mas lutamos para deixar o nome marcado na história por conquistas que este sindicato nos proporciona não só para nós, mas para toda a família estivadora”, destacou Lozano. 

Encontro acontece durante os dias 12 e 13 e discute temas pertinentes às categorias dos trabalhadores portuários do País 

O secretário da Estiva, Everson Fernando Leite de Farias, enfatizou a importância do evento. “Para nós é uma grande satisfação estar sediando esta plenária nacional, em que contamos com sindicatos de todo o Brasil, com a presença de todos os sindicatos filiados a estas três importantes Federações. Este é um projeto nosso de mais de três anos em poder sediar esta plenária na cidade de Paranaguá, e estamos fazendo votos de que isso faça parte do calendário nacional das plenárias”, destacou Farias.    
O evento está acontecendo no auditório do Hotel Camboa e encerra na quinta-feira, 13, às 13h.  

 

Publicidade










plugins premium WordPress