conecte-se conosco

Trabalho

Frente Intersindical de Paranaguá participou do Seminário Nacional das Federações Portuárias

Dezenas de dirigentes sindicais de Norte a Sul do país participaram dos dois dias de evento.

Publicado

em

Nos dias 5 e 6 de dezembro, a Federação Nacional dos Estivadores (FNE), a Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios (FENCCOVIB) e a Federação Nacional dos Portuários (FNP) realizaram em conjunto o último Seminário de 2019, em Vitória, capital do Espírito Santo.

Dezenas de dirigentes sindicais de Norte a Sul do país participaram dos dois dias de evento. A Frente Intersindical de Paranaguá se fez presente com Everson Leite de Farias, secretário do Sindicato dos Estivadores, Oziel Felisbino e Eliel Teodoro, presidente e secretário do Sindicato dos Arrumadores e Marcos Ventura Alves, presidente dos Vigias Portuários.

A comitiva parnanguara ainda contou com Brayan Roque, secretário Municipal de Assuntos Sindicais. Os temas abordados nesse Seminário nacional foram as mudanças pretendidas pelo Governo Federal na reforma sindical, Organização da mão de obra avulsa, multifuncionalidade e intercâmbio, treinamento e qualificação dos TPA’s, privatização da gestão portuária, plano conjunto de luta em âmbito nacional e a unidade nas negociações coletivas e na luta em cada base.

Para José Adilson, presidente da Federação Nacional dos Estivadores, 2020 foi um ano de muitas lutas.

“Precisamos sensibilizar parlamentares, a sociedade brasileira e abrir um diálogo franco com o Governo Federal", destaca.

De acordo com o dirigente, a união será fundamental para conseguirmos apresentar de maneira clara a nossa visão sobre Porto. No Seminário de Vitória ainda foi discutida, mais uma vez, a implantação nos portos brasileiros da chamada “multifuncionalidade”, que vem a ser a possibilidade do trabalhador portuário avulso (TPA), desde que previamente qualificado, exercer todas as atividades inerentes ao trabalho portuário avulso (estiva, capatazia, conferência, bloco, vigilância e conserto), independentemente da sua categoria de origem. No Porto de Paranaguá, as atividades multifuncionais já são praticadas há muitos anos.

Para Everson Leite de Farias, secretário da Estiva, o seminário foi de extrema importância, pelo atual momento por que passam os trabalhadores e pelo que está por vir, em função das várias mudanças que a classe laboral vem enfrentando ao longo dos últimos anos, relacionadas à mão de obra, à desestatização das administrações portuárias, ente outras.

“Percebemos que a nossa classe está entendendo a importância de estarmos unidos. Dirigentes de todo o Brasil participaram do evento”, finalizou Everson.

Oziel Felisbino, presidente do Sindicato dos Arrumadores, avalia que o Seminário de Vitória demonstrou que as federações estão unidas, buscando o diálogo com o Governo Federal, com o objetivo de debater e apresentar a visão de Porto da classe labora.

Eliel Teodoro, secretário do sindicato dos Arrumadores, destacou o empenho dos presidentes das Federações em realizar os seminários em várias cidades brasileiras ao longo de 2019 e trazer para o debate importantes temas que afetam diretamente os trabalhadores portuários avulsos. “Somente com a união de todos, poderemos enfrentar as dificuldades que estão por vir em 2020”, assinalou Eliel.

Frente Intersindical de Paranaguá

Assessoria de Imprensa

Publicidade










plugins premium WordPress