Logotipo

Há 35 anos, Steve Jobs apresentava o primeiro Macintosh

24 de janeiro de 2019

As especificações contavam com processador Motorola 68000 de 8 MHz, 128 KB de memória RAM e unidade de disquete de 400 KB.

Compartilhe

Nesta quinta-feira, 24 de janeiro, comemora-se o 35° aniversário da apresentação de Steve Jobs para mostrar o primeiro Macintosh, em 1984. A revelação da novidade aconteceu durante um encontro anual da Apple com investidores no Flint Center, localizado na cidade de Cupertino, na Califórnia.

Na apresentação, registrada em vídeo, Steve Jobs apresenta a máquina ao som de aplausos e gritos da plateia. Em um determinado momento, ele insere um saudoso disquete no Macintosh, que começa a rodar um vídeo com a música Titles, do músico Vangelis, famosa em todo o mundo por fazer parte de diversas produções da TV e cinema.

Então, a máquina começa a se apresentar em um texto rodando na tela e em "voz alta":

"Olá, eu sou o Macintosh. Com certeza foi ótimo sair dessa sacola. Não estou acostumado a falar em público, gostaria de compartilhar com você uma máxima que descobri da primeira vez em que entrei em um mainframe da IBM: NUNCA CONFIE EM UM COMPUTADOR QUE VOCÊ NÃO PODE ERGUER. Obviamente, eu posso falar, mas agora eu gostaria de sentar e ouvir. Então, é com orgulho considerável que eu apresento um homem que tem sido como um pai para mim... STEVE JOBS".



Nos Estados Unidos, o Macintosh chegou a custar US$ 2.495, equivalente a US$ 6 mil com os ajustes atuais. As especificações contavam com processador Motorola 68000 de 8 MHz, 128 KB de memória RAM e unidade de disquete de 400 KB.

Para comemorar os 35 anos do grande lançamento da Apple, o CEO Tim Cook publicou uma homenagem em seu Twitter:

 


"Há 35 anos, o Macintosh disse 'Oi'. Isso mudou a forma em que pensamos sobre os computadores e começamos a mudar o mundo. Nós amamos o Mac e hoje estamos orgulhosos que mais pessoas do que nunca estão usando ele para seguir suas paixões e criar o futuro", disse o executivo.

 

Fonte: Mac Rumors

Colunistas