Connect with us

Startando

Empreendedorismo X produtividade X qualidade de vida

Responder e-mails, atender telefonemas, reunião com fornecedores, resolver conflitos de funcionários, contas a pagar, impostos, vendas, marketing, etc…

Publicado

em

Responder e-mails, atender telefonemas, reunião com fornecedores, resolver conflitos de funcionários, contas a pagar, impostos, vendas, marketing, etc…

Se formos analisar a lista de tarefas que normalmente compõem a rotina de um empreendedor, é algo assustador!

A minha rotina há pouco mais de uma década tem sido nessa pegada, mas confesso que por mais organizado e automatizado que procuro ser, ainda me via por vezes perdido em um amontoado de tarefas pendentes.

Desenvolvi há pouco mais de um ano, um sistema chamado Planweb Controle, que facilitou muito a gestão de projetos e tarefas em minha empresa, inclusive, quem tiver interesse pode saber mais em http://planweb.com.br/controle.

Organizar, registrar e documentar as tarefas, projetos e fluxos de trabalho é essencial, mas para alcançar a máxima produtividade, só ferramentas não resolve, é preciso mudar a forma de pensar e até crenças que foram herdadas e desenvolvidas em anos de trabalho, sem serem remodeladas ou atualizadas.

Iniciei a leitura de um novo livro essa semana que aborda com maestria esse assunto, é o Trabalhe 4 horas por semana de Timothy Ferriss, e percebi que muitas vezes sobrecarregamos desnecessariamente nossa rotina com “lixos”, que são tarefas sem importância, enganando a nós mesmos que é necessário fazer aquilo, quando na verdade essas tarefas são desculpas para adiarmos o que é mais importante!

Não é fácil fazer essa análise, é preciso muita sinceridade consigo mesmo e coragem para eliminar aquilo que não é essencial, mas quando feito, percebemos quanto de saúde e vida estávamos desperdiçando.

Essas duas perguntas a seguir pode ser o ponto de partida para uma limpeza na sua rotina e melhora na sua produtividade:

  1. Estou sendo produtivo ou somente ativo?
  2. Estou inventando coisas para fazer para evitar o importante?

A dica de fechamento hoje é a que peguei no livro citado acima e transcrevo abaixo.

Cole um post-it no monitor do seu computador ou crie um lembrete para avisá-lo pelo menos três vezes por dia, com a seguinte pergunta:

“Você está inventando coisas para evitar o que é importante?”

Avalie, repense, mude e viva melhor!

Continuar lendo