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Como transformar sua ideia em produto com método MVP

O fato é que nem sempre a ideia é ruim, grande parte das vezes ela não foi desenvolvida corretamente.

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Uma startup ou qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, surge a partir de uma ideia, que algumas vezes se transformam em negócio de sucesso e outras caem no cemitério de ideias fracassadas.

O fato é que nem sempre a ideia é ruim, grande parte das vezes ela não foi desenvolvida corretamente, por isso, entre as centenas de siglas “gringas” que envolvem o mundo das startups, existe a famosa “MVP” que significa minimum viable product (ou “mínimo produto viável”), e acredite, se colocada em prática ela pode salvar um negócio e economizar anos de vida.

O objetivo é que a partir da ideia original seja criado um protótipo, ou seja, uma versão inicial mais objetiva possível, e assim aplicar o componente central da metodologia lean start-up, que na prática é um ciclo constante de CRIAR – MEDIR – APRENDER, e a cada volta nesse ciclo, uma melhoria e evolução. 

Tallis Gomes, em seu livro NADA EASY, exemplifica o MVP utilizando a criação de um veículo. A ideia comum para a maioria seria talvez criar as rodas, depois a carcaça e por fim o carro está pronto. No processo MVP seria criado primeiro um skate, que depois evolui para patinete, bicicleta, moto até chegar no carro.

É claro que é apenas figurativo para explicar que esse método propõe a entrega do valor base do produto desde o estágio inicial e vai melhorando a experiência do usuário com o tempo.
A principais perguntas a serem feitas para transformar a ideia em um negócio ou produto utilizando o MVP são:
1)    Qual é o objetivo do produto/negócio?
2)    Qual o mínimo formato necessário para que esse objetivo seja realizado?
Perceba que no exemplo acima, o objetivo seria transportar uma pessoa de um ponto A para o ponto B, o que foi possível desde a versão inicial, ou seja, com o skate. Depois em cada etapa o valor entregue ao cliente foi se tornando mais interessante, mas isso foi sendo aprimorado no percurso conforme a experiência e avaliação do cliente/usuário.
Enfim, esse foi apenas um rápido esboço da importância desse método para transformar sua ideia em um produto de sucesso, agora é com você, busque mais informações, coloque no papel e faça acontecer!

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