conecte-se conosco

Startando

Como testar o mercado para um produto ou serviço?

Trago para vocês um método rápido e útil para iniciar a validação da sua ideia de negócio.

Publicado

em

No mundo dos negócios e startups, o “achismo” não tem vez, se quiser aumentar as possibilidades de sucesso no lançamento de uma empresa, produto ou serviço, a palavra de ordem é: TESTAR!

Trago para vocês um método rápido e útil para iniciar a validação da sua ideia de negócio.

OBS: Como o espaço aqui é limitado, preciso resumir bastante, mas poderá ver com mais detalhes no site https://jacksonjorge.com/como-testar-produto

Evite pesquisas ineficientes

Nas pesquisas de mercado normalmente perguntam para o público-alvo se eles comprariam tal produto ou serviço, porém, essa abordagem é na maioria das vezes falha porque entre falar e efetivamente comprar, há um imenso abismo.

Então, em vez de gastar tempo e dinheiro com pesquisas que não irão refletir a realidade, é melhor investir em um “micro teste” que emula a real venda de tal produto até a fase onde o cliente tomou a decisão de compra, ou seja, em vez de perguntar se ele compraria, pedir para ele comprar.

Com isso, você consegue validar o interesse real do seu público no produto que você pretende lançar, além de conseguir de quebra, uma lista quente de compradores para quando o produto for lançado.

Passo 1 – Micro Página de Vendas

Crie uma página única para simular a venda do seu produto, é possível fazer isso sem custo utilizando plataformas gratuitas Google Sites, WordPress.com, Blogger, NuvemShop e outros.

Passo 2 – Anuncie

Utilize anúncios para testar a resposta do consumidor e conduzir ele para a página de venda. Você pode utilizar redes sociais, portais de conteúdo, classificados da região, revistas específicas do seu público.

Passo 3 – Avalie

Após realizado os testes (recomendo 5 dias), é o momento de avaliar a viabilidade. Quantos clientes efetuaram a simulação de compra? Total de vendas? Total gasto com anúncios para gerar as vendas? Custo de venda por produto? É escalável?

Ação

Gostou da ideia? Gostaria de fazer? Então aproveite entre em ação!

Continuar lendo
Publicidade