Logotipo

Reunião do Conseg debate soluções para a violência no litoral

03 de março de 2018

Taxistas querem implantar câmeras de segurança nos pontos de táxi para coibir assaltos

Compartilhe

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) realizou nesta semana, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá, uma reunião com a participação de representantes da Associação dos Taxistas de Paranaguá, da Guarda Civil Municipal, do 9.º Batalhão de Polícia Militar e vereadores. 

HOMICÍDIO DE TAXISTA

O assassinato do taxista Leonardo Mamede, de 55 anos, no último sábado, 24, colocou em discussão os altos índices de violência observados na cidade e a necessidade de debate e sugestão de possíveis providências que possam minimizar a ação dos assaltantes. 

Segundo o presidente do Conseg, Sami Mohamad Zahra, foi decidido colocar o assunto em pauta na última reunião a fim de ouvir as demandas dos taxistas. “Várias ideias foram apresentadas para incrementar a segurança dos taxistas e da população. O que tem sido muito bem comentada é a Operação Sossego da Guarda Civil Municipal, que poderá atuar agora também com os taxistas”, contou Sami Zahra.

IMPLANTAÇÃO DE CÂMERAS

O presidente da Associação dos Taxistas de Paranaguá, Maickon Atanazio de França, sugere um modelo de aplicativo utilizado no Rio de Janeiro, com a padronização dos pontos de táxi e a implantação de câmeras de segurança nos pontos de táxi para inibir a ação de criminalidade. 

ESTUDO E APLICATIVO

Para o presidente do Conselho de Segurança, para saber se a alternativa é viável a Paranaguá, é preciso realizar um estudo. “O interessante seria fazer um aplicativo para quando a pessoa chamar o táxi, ela faz um cadastro, tem uma ficha com seus dados. São ideias que precisam ser avaliadas junto com as empresas de software”, destacou o presidente do Conseg.

SIMPÓSIO

Para ampliar a discussão sobre o tema, o Conselho pretende ainda realizar em breve um evento aberto ao público. “Infelizmente, a cidade e todo o litoral está com uma alta taxa de violência, o caso do taxista não é isolado. Por isso, queremos realizar nas próximas semanas, um simpósio com relação a segurança em Paranaguá com a participação da população e com palestrantes da área”, destacou Sami.
Durante a reunião, o Conseg ainda empossou dois novos diretores. Bessem Hamud no Conselho de Ética e Edilson Nunes no Conselho de Segurança Portuária.

Colunistas