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Segurança

Polícia Civil passa a atender população na Delegacia Cidadã

Todos os serviços já estão, exclusivamente, sendo atendidos no novo espaço

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Desde a sexta-feira, 7, os serviços da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá (1.ª SDP), no centro da cidade, foram transferidos para o prédio da Delegacia Cidadã, inaugurada pelo Governo do Estado no dia 24 de janeiro. Desta forma, o local passa a atender registros de boletim de ocorrência e todas os demais serviços prestados pela Polícia Civil.

A Delegacia Cidadã em Paranaguá está localizada na Rua Domingos Peneda, 2.850, Vila São Vicente, nas imediações do Aeroparque. Segundo a assessoria de imprensa da PCPR, a delegacia funciona 24 horas, das 10h às 18h, mediante o expediente e após este horário em plantão. Aos fins de semana, o funcionamento também é 24 horas, mediante plantão.

O espaço conta com uma estrutura humanizada para atendimento ao público, com sala de plantão, departamentos administrativos, setor de investigação, cartório, sala de imprensa e posto do Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-PR).

A unidade é uma Delegacia Cidadã padrão 3, com cerca de 1.800 m², a maior deste modelo no Paraná, já que o prédio tem três pavimentos, piso tátil alerta e dimensional, guias rebaixadas e acessibilidade com elevadores e sanitários adaptados.

A Cadeia Pública de Paranaguá permanecerá onde ficava localizada a 1.ª SDP, no centro da cidade, sob a responsabilidade do Depen-PR (Departamento Penitenciário do Paraná). Durante a inauguração da delegacia no último mês, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, afirmou que há a intenção de reformar a cadeia.

Segundo o delegado chefe da Polícia Civil em Paranaguá, Rogério Martin de Castro, o efetivo da 1.ª SDP é de 30 policiais civis e o espaço é de fundamental importância para prestar um melhor atendimento ao público.

“Estamos deixando um prédio centenário com salas que não estão adaptadas diante das tecnologias que temos implementadas para um prédio novo, moderno, com acessibilidade, o que nos deixa satisfeitos e com a certeza de que prestaremos um serviço de maior qualidade para a população”, disse Castro.

Emissão de RG

O posto do Instituto de Identificação já está em funcionamento no novo espaço. Anteriormente, a emissão da carteira de identidade era realizada no prédio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Para a emissão de 1.ª e 2.ª via do documento, o cidadão precisa agendar o atendimento pelo site “http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br”.

Exceto o público prioritário, que não precisa realizar o agendamento, ou seja, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e portadores de necessidades especiais. Além de casos de urgência, mediante comprovação. O horário de atendimento para emissão do documento foi ampliado e passou a ser das 8h às 17h.

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