Logotipo

Polícia Civil manterá cadeia pública na 1.ª Subdivisão de Paranaguá

07 de feveiro de 2018

Delegacia Cidadã já está em processo de implantação no município

Compartilhe

O Departamento da Polícia Civil do Paraná emitiu uma nota pela qual esclarece os detalhes da obra de implantação de uma unidade da Delegacia Cidadã em Paranaguá. O espaço já está delimitado no Aeroparque, ao lado do 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná. A princípio, este novo modelo de delegacia substituiria a atual, que não oferece condições ideais para a realização dos trabalhos. Mas, de acordo com a nota, a 1.ª Subdivisão Policial (SDP) permanecerá em funcionamento apenas como cadeia pública, e sob gestão do Departamento Penitenciário (DEPEN), responsável pela guarda dos presos provisórios e condenados.

A tendência é que a situação seja resolvida com a construção de 14 novas unidades penais, em uma parceria do Estado do Paraná com o Governo Federal, dentro do Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional (PNASP), que deverá entregar novas 6.756 vagas.

O prédio será construído na Rua Domingos Peneda, 2.050, ao lado do 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná

 

A Polícia Civil considera a Delegacia Cidadã em Paranaguá como marco da mudança de conceito no modelo de atendimento prestado à população. “De acordo com a definição constitucional de Polícia Judiciária, aliada a concepção de uma edificação inovadora, comprometida com a modernidade, reforçando a postura firme do Estado e, sobretudo, transparente, próximo à comunidade”, informou em nota.

As celas da Delegacia Cidadã possuem área total de apenas 28 metros quadrados e correspondem a 1,6% da área total da nova edificação, diferente dos 700 metros quadrados de celas que ocupavam mais de 55% nos antigos modelos de delegacias. Essas celas não possuem visualização para a parte externa da delegacia, contando com muros e total privacidade para aqueles que transitam ou residem nas proximidades.

O local foi definido junto com o município durante a gestão 2013/2016 e o fato de ser uma área própria do Estado teve um peso maior. Além disso, também é muito frequentada pelos moradores, oferecendo, assim, maior segurança. “Eles poderão dispor de um reforço na segurança do local com a instalação desta nova unidade da Polícia Civil, que possibilitará às famílias um convívio público mais tranquilo na região”, enfatizou a Polícia Civil.

Após conclusão das obras da Delegacia Cidadã, 1.ª SDP vai funcionar apenas como cadeia pública

 

INVESTIMENTO

O investimento inicial do Governo do Estado é de R$5,2 milhões e deve favorecer mais de 140 mil habitantes. A delegacia que será implantada em Paranaguá está dentro do Padrão III e possuirá 1.700 metros quadrados, distribuídos em três pavimentos com salas para atendimentos seletivos. 

“Com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos (para o controle de fluxos), além de ambientes isolados para atendimentos especializados (como crianças, adolescentes, mulheres e idosos), dispondo também de sala para defensoria pública, parlatório, sala de reconhecimento e sala cofre, proporcionando maior segurança à nova unidade”, afirmou em nota a Polícia Civil.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil) prevê que a parte estrutural da futura Delegacia Cidadã de Paranaguá seja entregue para a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária até o final de 2018.

 

BENEFÍCIOS À CIDADE

O secretário Municipal de Segurança, João Carlos Silva, esclareceu que os trâmites e o projeto do investimento foram avaliados e aprovados em 2015. “A Prefeitura de Paranaguá e a Secretaria Municipal de Segurança não têm gerência sobre a construção. O Governo do Estado é o responsável pela escolha do local para a edificação, pois todo o espaço do entorno do Aeroparque pertence ao Poder Estadual que tem concedido a área ao município”, disse João Carlos.

Segundo ele, a Delegacia Cidadã vem a somar com a segurança pública de Paranaguá, oferecendo mais benefícios e facilidades à população. “Acreditamos que tudo que venha a somar com a segurança na cidade e em benefício à população, é importante. Essa unidade da Polícia Civil se caracteriza por um conceito de serviço humanizado o que é algo interessante para os cidadãos. É uma delegacia moderna, voltada ao atendimento da população e que prestará serviços muito mais ágeis, como a realização de boletins de ocorrências, confecção da carteira de identidade, entre outros serviços”, analisou João Carlos.

Após conclusão das obras da Delegacia Cidadã, 1.ª SDP vai funcionar apenas como cadeia pública.

 

Colunistas