conecte-se conosco

Segurança

Passeio de barco pelo litoral exige cuidados

Passageiros devem estar atentos a itens de segurança e instruções dos marinheiros…

Publicado

em

 

Neste período do ano, muitos moradores no litoral e também turistas aproveitam os passeios de barco pela baía de Paranaguá e pelas ilhas e comunidades marítimas próximas. Mas, para garantir a segurança durante o percurso, é preciso que os passageiros estejam atentos quanto aos itens obrigatórios da embarcação, principalmente durante tempestades.

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) orienta os passageiros para olharem sempre o estado geral das embarcações, se não há ferrugem excessiva nos extintores de incêndios entre outros aspectos. “É preciso ver se está adernada, ou seja, se está pendendo mais para um lado do que para o outro, comprometendo a estabilidade da embarcação, sinais de desgaste nas cordas das balsas ou boias e muito importante se não há excesso de passageiros”, explicou em nota a capitania.

Para verificar a capacidade correta de passageiros, os responsáveis pelas embarcações devem disponibilizar, em local visível, placa com o telefone da Capitania e o número de pessoas que suporta. “Sentindo qualquer desconforto, insegurança ou percebendo qualquer irregularidade, os passageiros podem tirar suas dúvidas tanto com a tripulação, como entrar em contato diretamente com a Marinha”, alertou a CPPR.

As crianças e os adultos podem utilizar o colete salva-vidas durante toda a travessia caso não se sintam seguros, mesmo em casos que não sejam obrigatórios. “É imprescindível que os pais ou responsáveis estejam sempre por perto e tenham a atenção redobrada”, frisou a CPPR.

recomendações

Já os barqueiros precisam seguir alguns cuidados em caso de tempestades e mar agitado, ficando sempre atento às normas de segurança e navegação. O condutor deve estar sempre habilitado, de acordo com o tipo de embarcação e a área de navegação, e dentro do prazo de validade. Os equipamentos de segurança e salvatagem precisam estar sempre em boas condições e com as vistorias em dia.

“Os navegantes devem estar sempre atentos às condições meteorológicas e aos avisos de mau tempo, evitando navegar pelas áreas para as quais haja risco. Sugere-se aos passageiros que fiquem sentados. Ao entrarem na embarcação, os passageiros devem verificar se há coletes salva-vidas suficientes e em local de fácil acesso. É muito importante que, em situações de risco, os passageiros mantenham a calma e sigam as instruções fornecidas pela tripulação da embarcação”, orientou a CPPR.

BARCOS DE PASSEIO

O marinheiro auxiliar, Luciano Ferreira, que trabalha há três anos com barcos de passeio em Paranaguá, disse que é sempre importante oferecer conforto e segurança aos passageiros. Principalmente, nesta época do ano, em que os passeios são bastante procurados pelos visitantes.

“Vários itens são exigidos pela Marinha, como as balsas, os coletes salva-vidas e também as anteparas no porão da embarcação, que é dividido em três ou quatro partes com paredes. Pois, caso haja algum vazamento no fundo da embarcação, alaga somente um setor e, assim, conseguimos ainda navegar e flutuar”, contou Ferreira.

Todas as embarcações também precisam estar equipadas com rádio. Os coletes salva-vidas, segundo o marinheiro, não precisam ser utilizados de imediato. “O passageiro só vai usar na água ou se o marinheiro ou o comandante pedir para usar. Se alguém estiver um pouco inseguro, também colocamos o colete da forma correta”, ressaltou Ferreira.

Em caso de tempestades, as embarcações precisam permanecer em locais abrigados do vento, a chamada costa abrigada. Por isso, nestes casos, procuram ficar atrás de alguma ilha, de uma vegetação, para se proteger do vento, ancorados e com o motor da embarcação ligado.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress