conecte-se conosco

Segurança

Paranaguá está entre os seis municípios do Paraná com taxas de homicídio acima da média, diz Ipea

Paranaguá, junto com Piraquara, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais, está entre as cidades com taxa de homicídios acima da média nacional (Foto: Divulgação)

Publicado

em

Atlas da Violência 2019 que repassou informação foi divulgado em agosto pelo Ipea e analisou dados de mortes violentas de 2017

No início de agosto, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgaram o Atlas da Violência 2019 – Retratos dos Municípios, abordando cidades de todo o Brasil com análise de dados realizada em 2017. Segundo o estudo, Paranaguá está entre os seis municípios de porte médio no Paraná com taxas de homicídio contabilizadas que está acima da média nacional no ano de 2017. Além do município litorâneo, as outras cidades estão todas localizadas na Região Metropolitana de Curitiba: Piraquara, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais.

Segundo o Atlas da Violência, são contabilizados como cidades de porte médio as que possuem de 100 mil a 500 mil habitantes. Em Paranaguá, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com os últimos dados contabilizados, há uma população de cerca de 140 mil habitantes.

É válido ressaltar que o Atlas da Violência utiliza o conceito de taxa de homicídio estimada por 100 mil habitantes a cada município. "Considera o número de óbitos por agressão mais o número de óbitos ocasionados por intervenção legal mais o número de homicídios ocultos", explica o Ipea.

Segundo o Ipea, Paranaguá ficou na sexta colocação, com uma média de 37,9 mortes por 100 mil habitantes. A primeira cidade no ranking de mortes violentas foi Piraquara, com 67 assassinatos para 100 mil habitantes, seguido de São José dos Pinhais, com 41,8 homicídios, Almirante Tamandaré com 41,6, Colombo com 41,1, e Pinhais com 39. No Brasil, segundo o Ipea, a taxa média de homicídio é de 37,1 a cada 100 mil moradores, sendo que no Paraná os índices variam de 37,9 a 64,5 homicídios.

"Em 2017, existiam 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Neste ano, as taxas de homicídio variaram em um intervalo entre 2,7 e 145,7, sendo que a taxa média de homicídios nesse conjunto foi de 37,6, com um desvio-padrão de 26,0. No entanto, a mediana da distribuição foi de 30,7, indicando que um grupo menor de municípios com taxas altas de homicídios terminaram elevando a média. De fato, enquanto 59 municípios possuíam índices acima de 60 mortes por 100 mil habitantes, em apenas oito deles as taxas superaram a marca de cem", explica o Ipea. Se for levado em consideração que a taxa de média de homicídios no Brasil a cada 100 mil habitantes é de 37,6, Paranaguá, com a média de 37,9 mortes, está também acima da média nacional de mortes violentas em cidades de porte médio.

Todos os dados do Atlas da Violência estão disponíveis no link: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/downloads .

AGOSTO COM SEIS HOMICÍDIOS EM PARANAGUÁ

Somente em agosto, a equipe de reportagem da Folha do Litoral News apurou seis homicídios que aconteceram em Paranaguá. No domingo, 25, duas mortes violentas foram contabilizadas no município. Na madrugada do dia em questão, por volta da 1h25, Carlos Alberto do Rosário Santos, de 35 anos, foi assassinado com vários tiros no bairro Labra, após discussão com vizinhos. Por volta das 4h, outra morte violenta: Amaury Pacheco, de 46 anos, foi assassinado em um bar na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, próximo ao Aeroparque, com disparos de arma de fogo em seu abdômen.

Ambos os autores fugiram e estão sendo procurados pelas autoridades. As circunstâncias dos crimes estão sendo apuradas. Os dois homicídios totalizaram 36 mortes violentas em Paranaguá no ano de 2019.

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress