conecte-se conosco

Segurança

Major Jonas Benghi Pinto assume comando do 8.º GB do Litoral do Paraná

Tenente-coronel Gerson Gross, sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza, e major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, que assumiu o comando do 8.º GB

Publicado

em

Tenente-coronel Gerson Gross deixa comando da corporação

Na tarde da segunda-feira, 15, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná realizou cerimônia de Passagem de Comando do 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB), realizada pelo sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza. Na solenidade, assumiu o comando do 8.º GB o major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, com transmissão do cargo sendo realizada pelo tenente-coronel Gerson Gross. O evento aconteceu no Teatro Rachel Costa e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, bem como parte do efetivo do Corpo de Bombeiros atuante nos sete municípios litorâneos.

"São vários desafios que temos pela frente, o mais urgente deles é recompor a nossa frota operacional. Estamos em negociação para melhorar a manutenção dos nossos veículos, tivemos um incidente há poucos dias em Paranaguá e isso não pode voltar a ocorrer. O desafio imediato é recomposição da frota, vinda de mais veículos e de efetivo na sequência", afirma o comandante do 8.º GB, major Jonas Pinto. Outro foco que já está sendo realizado é o planejamento da Operação Verão 2019/2020. "Estamos na fase de aquisição de alguns equipamentos e de viabilização de efetivo de fora para nos apoiar em Paranaguá. Pretendemos neste ano investir pesadamente na contratação de guarda-vidas civis", completa.

Várias autoridades civis e militares lotaram o Teatro Rachel Costa na solenidade

De acordo com o novo comandante, foi iniciado um programa de especialização do efetivo, principalmente na área de busca e salvamento e de emergência com produtos perigosos, bem como em Proteção e Defesa Civil. "Vivemos em uma região bastante suscetível a incidentes meteorológicos e temos que estar preparados", acrescenta. O major Jonas Pinto ainda destaca que a região litorânea apresenta inúmeras particularidades para atuação dos bombeiros. "Eu já resido e trabalho na unidade aqui há 13 anos e estou indo para a 24.ª Operação Verão. A realidade do 8.º GB é totalmente diferente, basta dizer que temos a maior operação que ocorre no verão, saindo de um efetivo de 220 bombeiros para mais de 670", completa. "É uma satisfação estar quase encerrando minha carreira aqui", diz.

O tenente-coronel Gerson Gross fez uma avaliação positiva do seu trabalho no comando do 8.º GB. "Foi um período curto de nove meses, em que conseguimos alavancar algumas coisas, com projetos de emenda parlamentar para melhorar os equipamentos do litoral, onde muito em breve estaremos recebendo uma embarcação e caminhão de combate a incêndio para a Ilha dos Valadares", destaca, ressaltando a Operação Verão 2018/2019 e atuação contínua do grupamento em eventos meteorológicos em Guaratuba e Guaraqueçaba. "Findou o meu ciclo e assumirei nova função junto ao sub-comando da Academia de Polícia Militar do Guatupê, aonde iremos implantar a nova Escola Superior de Bombeiros, uma conquista que fará com que o Corpo de Bombeiros fique ainda mais próximo da sociedade", acrescenta.

Comandante do 8.º GB, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, destacou primeiras ações em torno de renovação da frota e satisfação em assumir o comando em Paranaguá

O sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza, destacou o profissionalismo dos oficiais e sua identificação com Paranaguá. "É muito especial estar em Paranaguá, por vários fatores, entre eles a minha família, com o meus tios e primos, que são daqui do litoral. Sempre tive uma ligação muito grande com o 8.º GB, o qual já comandei durante cinco anos de 2012 a 2017, então é sempre um orgulho e honra voltar à cidade. Nessa solenidade, voltei para presidir a cerimônia de passagem de comando de duas pessoas muito importantes para mim", afirma, ressaltando a convivência profissional de décadas com o novo comandante e com o tenente-coronel Gerson Gross.

"A importância do Corpo de Bombeiros é muito grande, se mantém o padrão alto, como prefeito vi grandes comandantes, entre eles os comandantes Paulo Henrique de Souza, Jair Pereira e Gerson Gross. O major Jonas já está aqui há um bom tempo, sabe das dificuldades, conhece a corporação e tenho certeza de que fará um grande trabalho, como já é o padrão do Corpo de Bombeiros aqui no litoral", ressalta o prefeito Marcelo Roque.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra, Rogerio Antunes Machado, esteve presente na solenidade. "É de grande importância a presença do Grupamento de Bombeiros aqui na região. A Capitania e o Corpo de Bombeiros têm funções correlatas, que é a salvaguarda da vida humana. O Grupamento de Bombeiros e a Marinha do Brasil se unem mutuamente prestando apoio para que possamos sempre preservar as condições de segurança no litoral", finaliza.

"Findou o meu ciclo e assumirei nova função junto ao sub-comando da Academia de Polícia Militar do Guatupê, aonde iremos implantar a nova Escola Superior de Bombeiros", ressalta o tenente-coronel, Gerson Gross

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress