Logotipo

Julio Reis assume Secretaria de Segurança Pública do Paraná

07 de feveiro de 2018

Secretário de Segurança Pública, Julio Reis, destaca momento importante da gestão do governador Beto Richa na redução da criminalidade e em investimentos no setor (Foto: Divulgação/Sesp)

Compartilhe

Também assumiram os postos de diretor-geral, o tenente-coronel da PMPR, Orlando Arthur da Costa, e de delegado-geral o policial civil de carreira, Naylor Gustavo Robert
 

O novo secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, delegado Julio Cezar dos Reis, tomou posse na tarde de segunda-feira, 5. Reis ocupava o cargo de delegado-chefe da Polícia Civil do Paraná e substitui o delegado federal Wagner Mesquita.

Segundo o secretário, o foco de sua gestão será trabalhar de forma conjunta com as instituições. “Recebi o honroso convite do governador Beto Richa para assumir essa pasta extremamente sensível da segurança pública, em um momento importante, no qual vários investimentos estão correndo e os índices de criminalidade estão favoráveis graças ao trabalho eficiente das polícias Civil, Militar e Científica”, afirmou.

“Quero trazer maior harmonia e traduzir em uma sinergia para que todos relembrem que a segurança pública é dever de todos os órgãos, para que os investimentos do governo se transformem de forma muito célere no retorno estrutural que as instituições almejam”, acrescentou.

A diretoria-geral da pasta ficará a cargo do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Orlando Artur da Costa, que atuava como diretor de finanças da corporação. Até então, quem estava no comando do setor na Sesp era o delegado Francisco José Batista da Costa. E quem assumirá como delegado-geral da Polícia Civil é Naylor Robert de Lima, até então delegado-geral adjunto.

“A delegacia geral está em um momento favorável. Os dados de criminalidade estão reduzindo constantemente e o resultado disso é que o Estado registrou o menor índice de homicídios nos últimos dez anos”, ressaltou o recém-empossado secretário.
Reis adiantou que entre as prioridades da sua gestão estará a busca de soluções para amenizar a presença de presos em delegacias. “Esse é um problema crônico e não existe mágica. Há projetos para a abertura de novas vagas. Vamos nos reunir com o Departamento Penitenciário, Depen, para identificar o que podemos fazer para acelerar isso e trataremos como absoluta prioridade”, disse.

NOVO SECRETÁRIO 

Júlio Cezar dos Reis tem 25 anos de carreira na Polícia Civil do Paraná. É pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas e em Direito Penal. Delegado primeira classe, já comandou a Divisão Policial do Interior (DPI) e a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc).

Além disso, foi responsável pelas Subdivisões Policiais de Cascavel e de Pato Branco, bem como várias delegacias regionais. Antes de assumir o cargo de delegado-chefe da Polícia Civil, era corregedor de área na região Sudoeste.

NOVO DIRETOR-GERAL 

Natural de União da Vitória, o tenente-coronel Orlando Arthur da Costa tem 51 anos e atuou como diretor de finanças da Polícia Militar, foi idealizador e primeiro comandante do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar.

Ele também é pós-graduado em gestão e planejamento de segurança pública e formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Tecnólogo de Construção Civil. Também participou de cursos de operação busca e salvamento e polícia judiciária militar.

NOVO DELEGADO-GERAL 

Naylor Gustavo Robert de Lima tem 21 anos de carreira na Polícia Civil do Paraná e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública. Delegado de primeira classe, já comandou o Grupo Auxiliar de Planejamento (GAP), o Grupo de Auxiliar Financeiro (GAF), além de chefiar a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).

O delegado também já passou pela Divisão Policial do Interior (DPI), como delegado-adjunto, pela Secretaria Executiva e nos últimos três anos estava no cargo de delegado-geral adjunto.

 

FONTE: Polícia Civil do Paraná/SESP

Colunistas