Logotipo

Fórum discute a segurança pública em Paranaguá

04 de abril de 2018

Palestrantes discorreram sobre o seu campo de atuação 

Compartilhe

Aconteceu na noite de segunda-feira, 2, a abertura do I Fórum de Segurança Pública de Paranaguá, promovido pelo Conselho de Segurança de Paranaguá (Conseg). O evento, que foi realizado em dois dias, no auditório do Senac no município, debateu as questões pertinentes ao tema na cidade. 


A mesa de abertura do I Fórum de Segurança Pública foi composta pelo presidente do Conselho de Segurança de Paranaguá, Sami Zahra; pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marquinhos Roque; pelo secretário Municipal de Segurança, João Carlos Silva, no ato representando o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e pelos palestrantes: o delegado chefe da Polícia Federal (PF) de Paranaguá, Gilson Micoski Luz, o chefe da seção de planejamento do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Capitão Elieser Antonio Durante Filho e o comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM), Coronel Rui Noé Barroso Torres. O evento foi aberto à população e contou com a participação de alunos do curso de Direito do Isulpar, o qual é um dos apoiadores do evento junto com o Jornal Folha do Litoral News. 
O secretário Municipal de Segurança, João Carlos Silva, enfatizou a importância do debate sobre segurança pública. “Neste período que tenho estado à frente da Secretaria de Segurança, tenho me preocupado muito quanto à questão de capacitação dos guardas municipais. Estou vendo vocês, estudantes, quero agradecer a presença de vocês, mas sinto a falta daqueles que nas redes sociais são os ‘policiais, juízes e desembargadores’, mas infelizmente não estou vendo ninguém. Atacar o serviço policial é muito fácil, mas para nos ajudar é difícil. Aqui temos que agradecer a vocês que são os nossos disseminadores e nossa secretaria está de portas abertas”, enfatiza o secretário.   
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Elias Roque, enfatizou que o evento foi fundamental para se ter uma discussão ampla sobre o tema segurança. “A cidade só tem a ganhar quando unimos forças para chegarmos aos objetivos que pleiteamos. O Conseg está de parabéns por ser o órgão que está à frente do fórum e estendo os parabéns ao jornal Folha do Litoral News, como sendo o veículo que se compromissou em ser o órgão de notícia oficial do evento”, destacou. 

Delegado chefe da Polícia Federal de Paranaguá, Gilson Micoski

O delegado chefe da Polícia Federal de Paranaguá, Gilson Micoski Luz, destacou a importância da união de todos os seguimentos em prol da segurança pública. “A segurança publica é um dever de todos, não apenas da polícia. Então todos devem se preocupar e, neste sentido, este fórum é um grande avanço, sendo o início da discussão das autoridades de segurança com a população em geral e, principalmente, com os estudantes, pois neles depositamos o futuro de nosso País”, destacou Micoski.  

Chefe da seção de Planejamento do BPEC, Capitão Durante

Para o chefe da seção de Planejamento do BPEC, Capitão Durante, o tema abordado é de suma importância para a população. “A nossa fala durante o evento foi sobre a Polícia Comunitária, com o foco na segurança cidadã. Aqui pudemos esclarecer um pouco para a comunidade a importância do nosso trabalho em parceria com a polícia dando ênfase ao papel deles enquanto comunidade, enquanto atores partícipes deste processo de segurança cidadã que buscamos junto às comunidades locais”, destacou Capitão Durante. 

Comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Barroso


O comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Rui Barroso, enfatiza que a segurança pública afeta a todos os seguimentos. “A segurança pública é um assunto de ampla discussão e de amplo campo de debate, e no caso deste evento, aproveito para parabenizar a iniciativa do Conselho de Segurança de Paranaguá e do litoral, através do presidente Sami, em promover este evento, que é de suma importância para que autoridades, gestores ligados direta ou indiretamente à segurança pública aqui estejam para debater questões que, muitas vezes, pairam como dúvidas, não só do público-alvo que está aqui hoje, mas de toda a população. Para que sejam esclarecidas e debatidas questões de segurança e sejam colocadas aos estudantes, empresários e a população aqui representada. Assim pudemos esclarecer que a segurança há tempos deixou de ser um problema exclusivamente de polícia. Hoje a questão de segurança pública afeta diversos órgãos e seguimentos da sociedade que somente unidos, inteirados e integrados nós conseguiremos que os trabalhos de segurança pública possa ser provido de forma que haja a participação de todos”, externou o Comandante do 9.º BPM. 

Presidente do Conselho de Segurança de Paranaguá, Sami Zahra

O presidente do Conseg, Sami Mohamad Zahra, disse que o objetivo foi fomentar o debate sobre segurança pública. “Reunimos nestes dois dias autoridades na área de segurança e plantamos uma semente. Isso é muito bom para a cidade pela interação que proporciona a todos os atores no município e de todos os órgãos ligados à segurança. Este é o primeiro e eu espero que seja o primeiro de muitos fóruns que vamos realizar no litoral do Paraná”, finaliza Zahra.
Ontem, 3, participaram do evento como palestrantes o comandante do 6.º Comando Regional da Polícia Militar, Coronel Chehade Elias Geha, a delegada do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), Maria Nysa Nanni, o delegado da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Rogério Martin de Castro, e o coordenador estadual do Conseg, Otávio Augusto Trevisa Cordeiro.

 

 

 

 



Colunistas