conecte-se conosco

Segurança

Delegado concede dicas para evitar furtos e roubos de veículos no litoral

Durante a operação Verão Maior, dois veículos foram furtados em Matinhos, mas quatro foram recuperados, o que demonstra índice alto de atuação das autoridades contra a criminalidade (Foto: PCPR)

Publicado

em

11 veículos foram roubados em Paranaguá do dia 21 de dezembro a 6 de janeiro; 10 foram recuperados pela Polícia Civil

Têm sido recorrente em Paranaguá e nas demais cidades do litoral o registro de roubos e furtos de veículos, sendo que na temporada de verão com o aumento populacional na região cresce o número de veículos visados para roubo por criminosos, algo que necessariamente não implica no crescimento nos índices de crimes, visto o reforço de efetivo da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Militar do Paraná (PMPR) e outras autoridades através da operação Verão Maior. Segundo o delegado da Polícia Civil e coordenador adjunto do Verão Maior, Ivo Dyniewicz Júnior, apesar dos roubos acontecerem, a PCPR conta com uma média alta de recuperação de veículos, algo que reforça a necessidade de que as vítimas registrem o Boletim de Ocorrência (BO) para que as equipes policiais possam fazer buscas pelos bens furtados ou roubados na região.

"O nosso litoral tem recebido um aumento expressivo de veranistas, naturalmente que com este aumento do contingente de pessoas que procuram o litoral, e com isso vêm os veículos que são visados pelos delinquentes. Então, é natural que haja uma tendência no aumento de furtos e roubos, mas isso não significa uma consequência obrigatória", afirma o delegado e coordenador adjunto do Verão Maior, Ivo Dyniewicz Júnior.

De acordo com o delegado, na operação Verão Maior, entre o dia 21 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, em Paranaguá foram furtados e roubados 11 veículos e desses foram recuperados 10. "Temos uma taxa de recuperação bastante elevada", acrescenta Dyniewicz Júnior. De acordo com o delegado, apesar de crescer o número de veículos visados por criminosos na região, isso não significa um aumento de roubos, ainda mais devido ao reforço de efetivo da Polícia Civil durante a temporada. "A intenção é sempre restringir este tipo de situação. Existe um percentual de furto e roubo de veículos, mas existe uma taxa grande de recuperação", explica.

"No período da operação, nós computamos em Matinhos o furto de dois veículos, mas recuperamos quatro. O aumento do efetivo em serviço da PCPR acaba por recuperar veículos que foram furtados em outras cidades e Estados. É bastante relativo falarmos que o aumento da população vai implicar necessariamente em uma relação com o aumento de roubo de veículos", ressalta o delegado Ivo.

REGISTRO DO BO

De acordo com Dyniewicz Júnior, em caso de roubos e furtos de veículos, é imprescindível que a vítima registre o Boletim de Ocorrência (BO) o mais rápido possível. "Que as vítimas procurem as delegacias, unidades da PMPR, façam o BO, liguem para o 190 e façam o alerta. O quanto antes se fizer isso mais rapidamente se desencadeiam as ações da polícia no encalço do autor do roubo e mais chance há de recuperar o veículo. Quanto mais rápido se registram o boletim, mais rápido os policiais farão as diligências e buscar informações do trajeto e destino do veículo que foi subtraído", acrescenta, destacando que o BO feito rápido é essencial também pela proximidade de tempo com o fato.

"Com isso a vítima se recorda mais facilmente de detalhes do crime, entre elas características dos ladrões físicas, de roupas, sabendo que se há carros de apoio, o modelo, letras da placa, então isso é imprescindível", completa.

 

DICAS PARA EVITAR ROUBOS E FURTOS

Delegado e coordenador adjunto do Verão Maior, Ivo Dyniewicz Júnior, afirma importância de registrar BO em caso de roubos de veículos e que precaução é a melhor forma de prevenção (Foto: PCPR)

O delegado ressalta dicas para evitar roubos e furtos de veículos no litoral. "A chave é a precaução que é o fator mais importante para aumento ou diminuição de roubos e furtos. Os proprietários devem evitar deixar os veículos em lugar ermo, estacionando em locais iluminados e que possam ser visualizados rapidamente. É muito importante que pessoas não deixem objetos de valor no interior dos carros, entre eles mochilas, celulares, óculos, pois são itens que estimulam a prática do crime", complementa.

Dyniewicz Júnior afirma que é necessário se precaver quanto a trancar os veículos quando vão às praias ou em outros locais. "Verificar se as portas estão trancadas, se o alarme foi ativado, se o porta-malas está fechado. Na pressa de sair para a praia, muitas pessoas acabam se esquecendo e deixando o carro aberto. Os cidadãos também devem procurar verificar pessoas próximas ao veículo, se há algum suspeito", explica.

 

PCPR À DISPOSIÇÃO DE TURISTAS E MORADORES

"Estamos à disposição da população através do número 197, com vários meios à disposição, entre ele o grupo de operações aéreas, o COPE, com um efetivo maior. Quem precisar pode fazer o contato por telefone, bem como nas delegacias mais próximas onde podem ser sanadas dúvidas. A coordenação da operação funciona em Matinhos, temos aqui equipes ininterruptas atendendo durante 24 horas. Estamos à disposição de toda a população", finaliza o delegado Ivo Dyniewicz Júnior.

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress