conecte-se conosco

Segurança

Curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros é realizado com servidores da pasta de Educação

Servidores foram treinados para prevenir e combater incêndios (Foto: Secom/PMP)

Publicado

em

Orientações foram concedidas pela Secretaria de Segurança e Academia da Guarda Civil Municipal a mais de mil profissionais

Durante a última semana, cerca de mil servidores da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) participaram do curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros, algo realizado desde 2017 na gestão do prefeito Marcelo Roque. Trabalhadores das escolas municipais recebem orientações concedidas por parte de profissionais da Academia da Guarda Civil Municipal (GCM), que faz parte da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), com o objetivo de garantir maior segurança aos estudantes e profissionais da educação de Paranaguá.

“É muito importante que os profissionais da Educação participem do treinamento, afinal, prestar os primeiros socorros é necessário em um momento de emergência assim como também saber agir em um momento de princípio de incêndio. Os profissionais estão gostando muito do curso e aprendendo bastante com a equipe da Brigada de Incêndio da Guarda Civil Municipal”, afirma a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Silva Dutra. A supervisora pedagógica, Heliane do Rocio Mendes de Bento, ressalta que 10 turmas estão participando do treinamento, que está sendo realizado no Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah e na sede da Semedi. "Ao todo, são quase mil profissionais. Além dos professores, funcionários da secretaria também passarão pelo curso”, completa.

Segundo a prefeitura, Norma de Procedimento Técnica (NPT) 17, que dá legitimidade ao curso, estabelece “condições mínimas para a composição, formação implantação e treinamento de brigada de incêndio, abandono de área e primeiros socorros visando, em caso de sinistro, a proteger a vida e o patrimônio”. Nesse sentido, um dos focos é o combate aos incêndios, que causam grande preocupação, mas que podem ser prevenidos. "São detalhes e pequenas ações que podem ser realizadas durante o dia a dia para evitar que esses grandes estragos cheguem a acontecer. Além da prevenção, é também de grande importância que se aprenda a combater os princípios de incêndio, pois quando as medidas são tomadas ainda em tempo, os estragos são bem menores", informa a assessoria do município.

Botijão de gás teve chamas contidas com treinamento ministrado (Foto: Secom/PMP)

IMPORTÂNCIA DO CURSO

“Atender à NPT17 é algo obrigatório e a Guarda Civil Municipal é incumbida de fazer esse treinamento. São aproximadamente mil profissionais da educação que sairão do curso de 20 horas preparados para o básico em primeiros socorros e combate a princípios de incêndio”, informa Márcio Feliciano, comandante da Academia da Guarda Civil Municipal (GCM) e coordenador do curso. Segundo ele, estão envolvidos em ministrar o treinamento membros da Brigada de Incêndio, técnicos de Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Obras (Semop) e o guarda civil municipal e bombeiro civil, Jean Balboni e o técnico de enfermagem, Sérgio Pires.

Segundo o comandante da academia da GCM, a Brigada também foi solicitada a realizar curso de combate a incêndio com profissionais de saúde do Hospital Regional do Litoral (HRL). “O treinamento também será fornecido a funcionários de outras secretarias municipais”, finaliza Feliciano.

 

*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress