conecte-se conosco

Segurança

Comandante do BPMOA visita Folha do Litoral News e ressalta expectativa para Operação Verão 2019/2020

Tenente-coronel Pucci destacou que já no final de novembro equipes estarão fazendo treinamentos no litoral com foco na Operação Verão

Publicado

em

[videoyoutube]PeurWwk9zkk[/videoyoutube]

Tenente-coronel Júlio Cesar Pucci dos Santos repassou novidades no atendimento via helicóptero 

Na manhã de quarta-feira, 29, o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, (BPMOA), tenente-coronel Júlio Cesar Pucci dos Santos, visitou a redação da Folha do Litoral News. Em entrevista, o comandante ressaltou adequações para atuação do atendimento via aeronave em todo o litoral na Operação Verão 2019/2020, beneficiando as áreas de saúde e segurança pública nos sete municípios da região, sendo que neste ano a base do BPMOA deverá ficar no balneário de Praia Grande, em Matinhos, em virtude do posicionamento mais estratégico e centralizado, algo que ocasionará mais rapidez no atendimento a moradores e turistas. 

“Fizemos uma visita ao Porto de Paranaguá, com uma posterior reunião com o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, para delimitarmos a região em que iremos operar e fazer os primeiros contatos para organizar o nosso serviço de atendimento no período da Operação Verão”, afirma o comandante do BPMOA. Segundo Pucci, deverá haver uma mudança na base de operação nesta Operação Verão. “Antes nós operávamos em Guaratuba em uma região nobre ao lado do Corpo de Bombeiros, mas estávamos descentralizados, no extremo do litoral. Com essa vinda da base para o balneário de Praia Grande em Matinhos, que é onde nós queremos operar, ainda vamos definir isso, mas é a nossa ideia, em local atrás de uma UPA, ou seja, de um centro hospitalar, a gente complementa os serviços e estaremos mais centralizados, ao lado de uma referência hospitalar, caso necessite e alguém venha a precisar”, explica. 

De acordo com o tenente-coronel, o BPMOA exerce um papel essencial em prol da sociedade paranaense e litorânea durante o ano todo, com atuação na temporada de verão, quando o número de pessoas nas cidades do litoral aumenta consideravelmente com a vinda de turistas. “Desceremos com um helicóptero, com toda a nossa equipe de pilotos, resgatistas, médicos, enfermeiros que serão cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Somos um apoio complementar e fazemos parte da Rede Paraná de emergência e urgência. No dia 28 ou 29 de novembro, se as condições permitirem, estaremos vindo ao litoral com toda esta estrutura para fazer treinamentos, com foco no resgate em água, em montanha, o rapel, o embarque à baixa altura, enfim, fazendo todo o treinamento nas áreas em que iremos atuar”, completa Pucci. 

APOIO À PMPR, CORPO DE BOMBEIROS E DEFESA CIVIL

“Nós atuamos em apoio à Polícia Rodoviária, principalmente no monitoramento das estradas nos horários de alto fluxo, no Ano-Novo e Carnaval, que ocorrem congestionamentos e gargalos. Trabalhamos fortemente com a Polícia Ambiental, nos dias em que temos menor fluxo de pessoas, com foco em operações ambientais, até mesmo fora da costa, para ver as questões de arrastos e embarcações de fora do Estado que vêm para atuar no litoral. Apoiamos as rádio-patrulhas em situações normais e corriqueiras dos policiais, seja como plataforma de observação com campo de visão ampliado, ou seja, para dar segurança ao nosso policial, visto que somos os olhos deles lá em cima, repassando coisas que eles não veem que podem ser vistas lá de cima”, explica.

BPMOA possui função essencial em todo o Paraná nas áreas de saúde, segurança e como apoio à Defesa Civil (Foto: BPMOA/AEN)

Segundo o comandante, o helicóptero é uma ferramenta que potencializa a atuação da segurança pública. “Ele potencializa demais os serviços da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros, e digo mais, colabora com a Defesa Civil, como nas tragédias que já tivemos no litoral, como nas chuvas de 2011, o helicóptero foi a única ferramenta que chegou e deu o atendimento aonde os meios convencionais não chegam”, destaca.

“A sensibilidade do Governo do Estado em manter uma aeronave aqui no litoral é muito grande, pois ela potencializa o serviço de segurança pública e da saúde na região”, explica Pucci. 

ATENDIMENTO RÁPIDO NA ÁREA DE SAÚDE

Segundo o comandante do BPMOA, o atendimento rápido exercido pelo helicóptero é essencial na área de saúde. “É o que chamamos da ‘golden hour’ ou hora de ouro na área de trauma, na qual se nós chegarmos na primeira hora após o trauma, após o acidente, quanto menor for este tempo, mais rapidamente a pessoa será atendida e menores serão as sequelas dela e, por consequência, menor será o internamento em uma UTI ou hospital e mais rápida será a recuperação. É um ciclo virtuoso em que o Estado economiza, isso porque tudo começou com um atendimento adequado e rápido na ponta da linha”, acrescenta.

“Nós fomos criados para vencer desafios. É muito gostoso quando temos esses desafios e, com o nosso trabalho, é possível ajudar as pessoas do litoral e do Paraná. Voar para salvar é o nosso lema”, finaliza o comandante do BPMOA. 
 

Publicidade










plugins premium WordPress