conecte-se conosco

Segurança

9.º Batalhão da PM concede dicas de prevenção contra roubos e furtos de bicicletas

Em caso de roubo ou furto de bicicleta, vítima deve acionar a PM e registrar sempre o Boletim de Ocorrência (BO)

Publicado

em

Atenção dos ciclistas e estacionamento das bicicletas em locais seguros são ações essenciais que podem evitar o prejuízo

Nas últimas semanas, inúmeros casos de roubos e furtos de bicicletas estão acontecendo em Paranaguá, um deles inclusive gravado e compartilhado centenas de vezes nas redes sociais, quando no último dia 13 um indivíduo cortou uma corrente e furtou uma bicicleta em frente a uma agência bancária localizada no Centro Histórico, sendo posteriormente preso pela Guarda Civil Municipal (GCM), com o veículo devidamente recuperado e devolvido ao proprietário. Além da acionar as autoridades, ciclistas podem tomar algumas atitudes para prevenir o roubo e o furto de suas bicicletas, conforme explica o 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (9.º BPM/PMPR).

Segundo o 9.º BPM, furtos e roubos de bicicletas acontecem durante o deslocamento das pessoas ou quando o veículo está estacionado em bicicletários, ou até mesmo na rua, estejam elas acorrentadas em postes ou outros tipos de apoio. "Primeiramente, durante os deslocamentos é preciso ter cuidado, não ficar desatento, pois o criminoso se aproveita da distração para surpreender a vítima. Deste modo, durante o deslocamento deve-se evitar o uso de celular, fones de ouvido ou outros aparelhos que tirem a atenção exclusiva do condutor, também procure manter uma visão espacial do local por onde transitar, ou seja, observe pessoas com atitudes suspeitas e diante disso faça com que a pessoa perceba que você está atento a tudo que está acontecendo. Procure andar por locais mais iluminados e com maior fluxo de pessoas", explica a assessoria.

A PM afirma que, em um segundo momento, a atenção deve ser atrelada ao local de estacionamento e parada das bicicletas. "Procure deixá-las dentro de estabelecimentos particulares e fechados, contudo quando não for possível, ao deixá-las em locais públicos (vias, parques, praças, etc.) evite ambientes escuros e ou pouco movimentados, pois o criminoso procura ambientes mais isolados para cometer os delitos – marginais buscam facilidade e segurança para delinquir, ou seja, o fluxo maior de pessoas e locais iluminados são ótimos fatores de dissuasão do criminoso. Além disso, se possível devem ser utilizadas correntes mais grossas ou até mais de uma corrente, quanto mais obstáculos melhor", afirma o 9.º BPM.

"Com base estatística referenciada aos Boletins de Ocorrência que são produzidos, o policiamento é planejado a fim de atingir os locais com maiores índices de ocorrência deste tipo. Assim, fica o reforço: é importante produzir o BO sempre", afirma o 9.º BPM

BICICLETAS MAIS CARAS

Somente no último mês, dois casos de roubos de bicicletas de alto valor aconteceram no dia 29 de abril e 14 de maio, em Paranaguá, sendo que os autores dos crimes foram presos pela GCM e PM, através da ROTAM, e um dos bens foi recuperado e devolvido ao autor. Segundo o 9.º Batalhão, os criminosos têm olhar "clínico" para efetuar o roubo destes bens mais caros. "Pelo que tem sido observado, e por uma tendência natural do criminoso, objetos de maior valor chamam mais atenção, por isso são os mais procurados, tendo em vista a facilidade e maior valor de revenda do produto do crime", explica a assessoria.

De acordo com a PM, no caso de ser vítima de furto ou roubo, o ciclista deve procurar a Delegacia da Polícia Civil do Paraná (PCPR) do seu município, em Paranaguá a 1.ª Subdivisão Policial (1.ª SDP), com posterior elaboração do Boletim de Ocorrência (BO). "Quando em casos de roubo – subtração do bem mediante violência ou grave ameaça – acionar a Polícia Militar via telefone de emergência 190 para o deslocamento até o local, elaboração do BO e realizar buscas do criminoso pelas imediações. Importante: por mais que a situação seja extremamente estressante, procure gravar o maior número de características do indivíduo para repassar detalhes do criminoso, a fim de auxiliar nas buscas, a exemplo de tipo e cor das vestes, tom da pele, altura, entre outras características", explica a assessoria.

A PM continuamente está presente nas ruas para reprimir este tipo de crime. "Com base estatística referenciada aos Boletins de Ocorrência que são produzidos, o policiamento é planejado a fim de atingir os locais com maiores índices de ocorrência deste tipo. Assim, fica o reforço: é importante produzir o BO sempre", finaliza o 9.º BPM.

Nas últimas semanas, Paranaguá tem registrado vários casos de furtos de bicicleta, um deles inclusive flagrados por câmera no Centro Histórico (Foto: Divulgação)

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress