conecte-se conosco

Religiosidade

Procissões marcam o último fim de semana de festa da Padroeira do Paraná

Confira o trajeto, horários e a programação de encerramento da festividade (Foto: Arquivo)

Publicado

em

Na quinta-feira, 15, a partir das 16h, os devotos de Nossa Senhora do Rocio vão se reunir no Santuário para a 206.ª edição da procissão solene em louvor à Padroeira do Paraná. Já no sábado, 16, acontece a procissão de retorno da imagem da Catedral Diocesana para o Santuário.

Segundo o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, a procissão solene do dia 15 é uma das maiores do Brasil. “Todas as equipes de trabalho têm feito reuniões de preparação e acredito que será uma procissão muito bonita. O que nos gera muita expectativa é que o dia 15 cai em uma sexta-feira e, com certeza, muita gente de Curitiba e de cidades próximas vão poder vir para Paranaguá para participar desse momento”, destacou o padre.

A tradicional procissão solene reúne milhares de fiéis que cumprem promessas pelas bênçãos alcançadas. (Foto: Arquivo)

No dia 15, os guardiões da imagem levarão o andor até a Rua Professor Cleto, local onde outros fiéis poderão também prestar a sua homenagem. “A procissão seguirá o mesmo trajeto, com saída do Santuário às 16h, em direção à Catedral. Vamos seguir pela Rua Professor Cleto. Não houve nenhuma alteração no que já era feito nos anos anteriores, as homenagens que acontecem durante o trajeto, a animação da procissão, as orações, o pessoal está ensaiando as músicas, tudo foi muito preparado. A expectativa é bem grande, pois pela previsão não vai chover, será um dia bem tranquilo”, analisou o reitor.

A sexta-feira ainda conta com duas outras grandes atrações no Santuário, a missa campal, às 10h, com o bispo dom Edmar Peron, e o show do cantor Michel Teló, às 21h. 

PROCISSÃO LUMINOSA

O retorno da imagem de Nossa Senhora para o Santuário será realizado no sábado, 16, com algumas mudanças neste ano. “Fizemos uma pequena alteração, deixamos para um pouco mais tarde para possibilitar a participação de mais pessoas, para quem trabalha no comércio durante o dia. A procissão sairá às 19h30 da Catedral. Também faremos luminosa, pedimos aos devotos para levarem velas, nós ofereceremos um suporte feito com garrafas pet feito pelos voluntários do Santuário, para que as pessoas possam colocar a vela. Todo mundo está comentando que essa novidade será muito bonita e por ser luminosa será diferente neste ano”, explicou padre Dirson.

A Festa do Rocio conta com a parceria da Prefeitura de Paranaguá e da Polícia Militar para garantir a segurança durante as procissões. “Fizemos várias reuniões nos últimos meses e todas as equipes estão alinhando e preparando o que ainda faltava ser organizado para que tudo transcorra bem. Até agora, a questão da segurança foi muito boa e a gente acredita que irá continuar assim. A colaboração das autoridades da cidade foi muito boa”, acrescentou padre Dirson.

A festividade encerra no domingo, 17, com missa às 9h, 11h e 19h no Santuário do Rocio e com o sorteio da Promoção de Prêmios, no palco central da Praça da Fé, às 21h.
 

Publicidade


Em alta