conecte-se conosco

Religiosidade

Procissões reúnem devotos em louvor à Padroeira do Paraná

Fim de semana foi marcado por diversas celebrações religiosas

Publicado

em

A procissão marítima deste ano reuniu mais de 800 pessoas, segundo estimativa da Capitania dos Portos do Paraná. Foram quase 3 horas de percurso.

Mais de 600 convites foram vendidos nas últimas semanas. Ao todo 25 embarcações estiveram presentes. Dentre elas, as oficiais que conduziram os devotos que adquiriram o convite do evento e também as particulares, que agregaram mais 200 pessoas.

A imagem foi conduzida por uma embarcação da Capitania dos Portos do Paraná. Estavam presentes o Reitor do Santuário do Rocio Dirson Gonçalves, o bispo da Diocese de Paranaguá, dom Edmar Peron, o prefeito Marcelo Roque e o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado.

O trabalho de organização foi intenso. Toda a parte de segurança da navegação ficou sob os cuidados da Capitania dos Portos do Paraná. “Verificamos todos os barcos que participaram, equipamentos de segurança individual e habilitação de condutores. Tudo isso para que a procissão fosse ainda mais segura”, disse o comandante.

“É uma honra participar desta procissão, também pedimos bênção à Mãe do Rocio e para a Marinha”, completou o capitão. A viagem é sempre marcada por muitas manifestações de fé. Todas as embarcações estavam enfeitadas. O grupo de canoagem Moana Litoral também participou da procissão.

Para o bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron, a procissão representa mais um momento especial para a Festa da Padroeira do Paraná. “Eu acompanhei o período da preparação. Agora percebo uma boa organização, o que não seria muito se o povo não viesse. Então junto a essa organização, a participação de quem vem para agradecer e também suplicar a Nossa Senhora resulta nesta bonita Procissão Marítima, que neste ano aconteceu ainda maior”, destacou o líder da Diocese de Paranaguá.

MOTORIZADA

Centenas de devotos circularam em seus veículos para demonstrar sua fé e carinho pela Padroeira do Estado no sábado, 9. O trajeto incluiu diversas ruas de Paranaguá até chegar ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

O dia amanheceu com tempo instável, mas a chuva deu uma trégua no momento da procissão e o tempo firme contribuiu com as ações de fé.

A procissão saiu às 16 horas e o percurso partiu da Paróquia São João Batista até o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, com a bênção dos veículos no final do trajeto.

Com duração de 1h30, a homenagem encerrou por volta das 17h20 quando os últimos motoristas chegaram à área do Santuário Estadual.

O Reitor do Santuário Estadual, missionário redentorista Pe. Dirson Gonçalves, participou de todo o evento conduzindo a imagem da Padroeira do Estado durante o percurso. Ele ressaltou a importância da paz no trânsito, com intenções para um trânsito mais seguro.

A tradicional procissão motorizada reuniu centenas de fiéis nos veículos, todos com a intenção de se obter mais consciência no trânsito. A Guarda Civil Municipal acompanhou todo o percurso, garantindo a segurança e a ordem do percurso.

CICLÍSTICA

Na tarde de domingo, 10, aconteceu a 8.ª edição da Procissão Ciclística de Nossa Senhora do Rocio.

Os devotos ciclistas enfeitaram as bicicletas e usaram camisetas da mãe do Rocio todos unidos pelo mesmo motivo: a fé.

A concentração foi em frente à Rádio 104 FM com início das pedaladas às 16 horas, num passeio animado e repleto de devoção, rumo ao Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio. Todos foram guiados pelo carro principal que levou a imagem da mãe do Rocio.

O passeio durou 30 minutos e, ao chegar no Santuário, os fiéis foram acolhidos pelos padres Luiz Langer e Vanderlei Souza CSsR, quando receberam as bênçãos. “Hoje é dia do peregrino aqui no Santuário e esta procissão tem tudo a ver com as intenções de hoje”, destacaram os redentoristas.

Ao final da bênção houve o sorteio de uma bicicleta, entre os 170 participantes. A ganhadora foi Denize de Fátima Moreira dos Santos, moradora na Vila São Vicente. “Estou muito feliz, pois tive uma bicicleta furtada e agora fui sorteada por esta bicicleta da mesma cor, vermelha”, contou a devota.

Fotos: Santuário do Rocio

Da Assessoria do Santuário do Rocio

Continuar lendo
Publicidade

Em alta