conecte-se conosco

Religiosidade

Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio acontece no domingo

Peregrinação sai do Rio Itiberê, passará em frente à Ilha da Cotinga e seguirá até o Santuário

Publicado

em

No domingo, 10, acontece em Paranaguá a 16.ª edição da tradicional Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio. A concentração dos barcos será realizada a partir das 7h30, ao longo do Rio Itiberê, com saída da peregrinação, às 10h, com a imagem de Nossa Senhora do Rocio. 

O evento tem uma simbologia importante para os devotos, já que a imagem da santa foi encontrada às margens da baía de Paranaguá. Essa procissão, como as outras que fazem parte da programação da festa, é um momento especial, de demonstração de agradecimento pelas graças alcançadas por meio da padroeira do Paraná.

O devoto que quiser participar da Procissão Marítima pode adquirir seu passaporte no valor de R$ 15,00 na Administração e na Loja do Santuário Estadual, ou na rádio 104 FM, no centro de Paranaguá, até sábado.

A procissão sairá do Largo do Rio Itiberê, passará em frente à Ilha da Cotinga e seguirá até o Santuário. A chegada está prevista para as 11h, quando todos devem se dirigir à igreja para a bênção final. A procissão será transmitida pela Rádio 104 FM e a organização do evento pede para que todas as embarcações estejam sintonizadas.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, afirmou estar curioso quanto à realização da procissão marítima, já que esta é a primeira vez que participa do evento. “Nunca participei de algo assim e acho que será um momento bonito por causa das embarcações. Se trata de um modo diferente de homenagear Nossa Senhora. Vi algumas fotos de anos anteriores e é realmente algo muito bonito”, observou padre Dirson.

ORIENTAÇÕES DA CAPITANIA DOS PORTOS

Conforme instrução da Capitania dos Portos, o andor com a imagem será desembarcado e, em seguida, uma de cada vez, e em ordem, as embarcações irão atracar e efetuar o desembarque. Os fiéis vão desembarcar com a orientação da Guarda Civil Municipal e serão encaminhados à Praça da Fé. A guarda do andor será feita por quatro marinheiros.

“Ao final, vamos desembarcar e se dirigir à igreja para a bênção final”, reforçou o reitor do Santuário.

Todas as embarcações devem respeitar a lotação máxima permitida, devendo também estar guarnecidas com o material de salvatagem indicado no Título de Inscrição de Embarcação. O condutor da embarcação deve estar habilitado na categoria correspondente à estabelecida para a embarcação que estiver conduzindo, e não poderá conduzir em estado de embriaguez ou após uso de substância entorpecente ou tóxica.

Deve ser observado o número mínimo de tripulantes das embarcações. Não será permitida a queima de fogos durante o trajeto.
 

Publicidade










plugins premium WordPress