Logotipo

Paróquia da Paz realiza a 58.ª festa com esforço conjunto pela reconstrução da igreja

06 de julho de 2019

Padre Alberto Quirino quer reiniciar a construção da igreja, que teve o teto destruído em 2016

Compartilhe

Ordenado em dezembro, o padre Alberto Quirino recebeu do bispo dom Edmar Peron a missão de conduzir uma das paróquias mais tradicionais de Paranaguá e coordenar a reconstrução da Igreja.

Em 17 de março de 2016, a cidade de Paranaguá comentava atônita que havia caído o teto da igreja da Paz. Caiu por completo e inteiro; a vizinhança citou apenas que ouviu o som de uma aeronave voando mais baixo. A notícia e o susto logo chegaram ao conhecimento do bispo, empossado meses antes. Seu coração e de toda a comunidade acalmou-se quando soube que o incidente, não foi uma tragédia: por bênção da padroeira, Nossa Senhora da Paz, ninguém se feriu.  

A Paróquia da Paz sempre foi uma das mais frequentadas na cidade, está localizada em uma área central, ao lado do Colégio Diocesano Leão XIII. Uma grande igreja e, antes de o teto cair, havia sido reformada e recebeu um bonito trabalho em gesso e iluminação no forro. Tudo veio abaixo em um instante. Ainda bem que não havia funcionários, nem fiéis dentro dela.

Nestes três anos, esforços foram feitos para a reconstrução -  projetos, apuração de responsabilidades, licenças, arrecadações. "Cobrir e reconstruir uma igreja de 800m² têm um grande custo financeiro", diz o pároco padre Quirino, "não foram alcançadas ainda as condições e a ajuda necessárias para iniciar a obra", lamenta o religioso. A expectativa é conseguir nos próximos meses o necessário para a reconstrução, assim, dentro de um ano, a Igreja estará pronta.

O sacerdote explica também que os templos da Igreja Católica, não são edificados e construídos de qualquer maneira, "tem-se todo um zelo, pois as Igrejas Católicas, além de "Casa de Deus", constituem um marco cultural, um bem público, um ponto de referência, uma obra de valor social. São feitas para a posteridade, com bons materiais e muito capricho". 

A festa da Padroeira, Nossa Senhora da Paz, começou no dia 28. O evento segue, com a programação religiosa e social até domingo, 7. Padre Alberto e sua equipe de voluntários e colaboradores têm feito grandes esforços para receber bem os paroquianos e visitantes.

"Nossa comunidade da Paz espera mobilizar os amigos, as empresas, as pessoas que podem doar produtos e serviços, enfim, muitos irmãos de bom coração para ajudar a reerguer a igreja. Convido todos e sei que juntos podemos realizar, unir a fé e as obras na casa do Senhor", conclui padre Quirino.  

As colaborações para a reconstrução estão sendo recebidas de diversas formas é só ir à Igreja, na secretaria ou entrar em contato no telefone (41) 3423-3373.  

Serviço

58.ª Festa em Louvor a Nossa Senhora da Paz

Local: Paróquia da Paz, Rua Maneco Viana, 1042 

Até dia 7 de julho de 2019

Todos os dias Missa às 19h30 com novena - após: quermesse

Sábado, 6/07, Missa às 19h30, presidida pelo bispo dom Edmar

Após a Missa, Procissão Luminosa

Domingo, 7/07, Almoço festivo a partir das 11h30

Quermesse à tarde e Santa Missa às 19h30

Contato: (41) 3423-3373

 

Da PASCOM Paranaguá

Colunistas