Logotipo

Paranaguá foi a sede das juventudes neste domingo

03 de dezembro de 2018

No Santuário do Rocio aconteceu a 1ª Romaria das Juventudes do Paraná e centenas de jovens dos diversos movimentos juvenis da Igreja Católica, vieram a Paranaguá  

Compartilhe

A Romaria era um pedido dos movimentos jovens e foi apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) regional Sul2. O bispo Dom Amilton Manoel da Silva, nomeado como referencial para os movimentos Juvenis, chegou da Arquidiocese de Curitiba e recebeu os grupos com um alegre discurso na escadaria da gruta em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rocio.

O tema da romaria “Mãe, na alegria da caminhada florescemos vida em tua casa!”, levou os jovens a fazerem uma caminhada pela Praça da Fé, onde fizeram três paradas para apresentação e meditação dos pontos: Anunciação a Maria, Filho Pródigo e Discípulo Amado. Os jovens romeiros participaram com muito entusiasmo, interagindo e rezando com a equipe organizadora A Pastoral dos Surdos, acompanhou tudo traduzindo e conversando com os romeiros em libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Eduardo e Renan da Paroquia NSra da Guia de Cerro Azul

 

Nos grupos, vários jovens usavam camisetas dos movimentos e das diversas paróquias. As jovens Ketlyn, Eduarda e Bianca faziam parte dos anfitriões do encontro. Elas são da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e contaram que gostam de participar das atividades da igreja. “Estes encontro são para unir as pessoas e a união aproxima de Cristo” disse Bianca Venancio. Eduarda Santos completou “Para nós é bom porque ajuda a vencer a timidez e conhecer outros jovens que se interessam pelos assuntos da igreja”.

Irmão Jorge e Dom Amilton com os jovens

 

O irmão Jorge Tarachuque disse que foi um domingo muito movimentado e feliz. “Agradecemos, em nome dos Missionários Redentoristas, as equipes e voluntários do Santuário que acolheram tão bem os romeiros. Somos gratos também a Dom Amilton, aos padres e religiosos que estiveram na “Casa da Mãe do Rocio”. Agradecidos ainda mais estamos com esta juventude maravilhosa que sabe ser igreja”, afirmou.  

Ketlyn, Eduarda e Bianca da Paróquia N.Sra. dos Navegantes - Paranaguá

 

Também anfitriões, da Diocese de Paranaguá, Ramon Thoman e Alex Calixto vieram com o grupo da Paróquia São João Batista. Eles deixaram uma mensagem em nome da juventude de Campina Grande do Sul “Assim como Maria, muitos jovens querem servir a Deus e buscar a santidade. A Romaria nos fez aproximar dos irmãos de fé, nos fortalecer e buscar cada vez mais ir ao encontro dos pobres e necessitados”.

Jovens de Campina Grande do Sul

 

O bispo "da juventude", Dom Amilton Manoel da Silva, disse que a 1ª Romaria surpreendeu. “Foi ótima a acolhida e atendimento das equipes do Santuário e grande a participação das várias expressões juvenis da Igreja Católica”. Contou que durante a missa foi assumido o compromisso de realizar a 2ª Romaria em 2019. Dom Amilton pediu que os jovens leiam estudem e meditem sobre o documento do sínodo que aconteceu em outubro em Roma e acompanhem toda a Jornada Mundial da Juventude em janeiro no Panamá. "O coração da Igreja é jovem, que sonha, que se doa, que é cheio de alegria e entusiasmo, disse o Papa Francisco, então que os movimentos se abram para acolher aqueles e aquelas que querem participar”, o bispo completou “que vencendo os preconceitos, a tentação do fechamento e do exclusivismo, abram-se pois muitos querem entrar para somar e assim fazer com que a igreja tenha este rosto bonito que é o rosto e o coração do jovem”.

Pascom Rocio

Colunistas