Logotipo

Missa marca o início das comemorações dos 60 anos da Diocese de Paranaguá

24 de julho de 2019

Abertura do triênio jubilar aconteceu na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário

Compartilhe

No domingo, 21, o bispo dom Edmar Peron presidiu a missa de abertura do triênio comemorativo aos 60 anos da Diocese de Paranaguá. A celebração foi realizada na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, com a participação de vários padres das paróquias da região. Durante a missa, dom Edmar salientou a missão e o trabalho dos bispos que o antecederam (dom Bernardo, dom Alfredo e dom João), e de todo povo diocesano.

“Ao olharmos a criação da nossa Diocese, recordamos a dinâmica nova para o cuidado mais próximo do povo de Deus. A responsabilidade é o presente que Deus nos dá, que é cuidar do seu rebanho, como uma igreja em saída e alegre por servir”, afirmou o bispo dom Edmar.

Segundo o bispo, a Diocese aproveita a ocasião dos 60 anos para fazer uma revisão da sua trajetória e pensar nas ações do futuro. “Para marcar o início desta caminhada de renovação espiritual, evangelizadora e pastoral, nós celebramos uma missa na Catedral. É importante recordar que eu abri o triênio jubilar com os padres da diocese que puderam participar, mas em todas as paróquias foi lida uma carta que enviei para que, desta forma, fosse aberto em todas as comunidades esse caminho importante de preparação do jubileu de 60 anos da nossa Diocese”, disse dom Edmar.

Nos próximos três anos serão oferecidos retiros para aprofundar a fé e a experiência da oração de comunhão com a Santíssima Trindade.

“Os fiéis também podem aguardar a oportunidade de aprofundar a palavra de Deus, nós prepararemos subsídios que contemplem três importantes textos da sagrada escritura: o livro dos atos dos apóstolos, a carta aos Hebreus e a 1.ª carta de São Paulo aos Coríntios. Os fiéis leigos também podem esperar o aprofundamento da catequese sobre o batismo, a crisma e a eucaristia”, afirmou dom Edmar.

O bispo ainda deixou um recado e uma reflexão para a comunidade. “Rezem ao Espírito Santo para que ele nos ajude nesses três anos para chegarmos renovados espiritual e pastoralmente à festa de 60 anos da Diocese de Paranaguá. Celebraremos essa festa no dia 21 de julho de 2022. Peço também àqueles que não são católicos para que rezem, como irmãos nossos, a fim de que esse caminho seja frutuoso e possamos olhar a nossa história, o passado, e com os pés bem fincados no presente, sonhar com um futuro novo”, finalizou dom Edmar.

DIOCESE DE PARANAGUÁ

Fazem parte da Diocese de Paranaguá, os municípios de Adrianópolis, Bocaiuva do Sul, Tunas do Paraná, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá.

Fonte e fotos: Pascom - Catedral Nossa Senhora do Santíssimo Rosário
 

Colunistas