conecte-se conosco

Religiosidade

Missa dos Santos Óleos acontece hoje na Catedral

Bispo dom Edmar Peron presidirá missa na catedral, às 19h30

Publicado

em

Na quarta-feira, 28, acontece, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, a tradicional missa da unidade e Bênção dos Santos Óleos, os quais são utilizados durante o ano nas paróquias, a partir das 19h30. A celebração faz parte da programação da Semana Santa e integra outras que culminam na ressurreição de Cristo. A Missa dos Santos Óleos será presidida pelo bispo dom Edmar Peron, com a presença de todos os padres representantes das paróquias.

SIGNIFICADO

A Missa dos Santos Óleos é um dos rituais mais importantes para o catolicismo. Na celebração, os óleos que serão utilizados ao longo do ano são benzidos e utilizados posteriormente em sacramentos católicos como os batismos, crisma ou confirmação, unção dos enfermos e ordenamento dos religiosos. Desta forma, depois da bênção, os vidros com os óleos são levados pelos padres a suas respectivas paróquias.
Segundo o padre Emerson Zella, geralmente, essa missa é realizada na Quinta-Feira Santa pela manhã, mas dessa vez ela acontecerá à noite na Catedral. “Durante a celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, daí a celebração ser também chamada ‘Missa dos Santos Óleos’. Depois da missa, os padres voltam para suas comunidades, levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis. Nela também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de ‘Missa da Unidade’, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja”, explicou padre Emerson.

PROGRAMAÇÃONA CATEDRAL

Amanhã, quinta-feira, 29, às 19h30, acontece a missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés e, logo após, adoração ao Santíssimo até às 24h. Na Sexta-Feira Santa, não haverá missa nas igrejas, somente adoração ao Santíssimo das 7h30 às 14h30, além de celebração da Paixão, seguida de procissão com o senhor morto.
No Sábado Santo, às 19h30, acontece a Vigília Pascal e, no domingo de Páscoa, haverá missas às 7h, 10h, 18h e às 19h30. Mais informações pelo telefone (41) 3423-2293.

Foto: Diocese Paranaguá

Publicidade










plugins premium WordPress