conecte-se conosco

Festa de Nossa Senhora do Rocio

Ministros da Eucaristia relatam devoção à padroeira do Paraná

Atualmente, 75 ministros contribuem para a manutenção desta tradição secular nas celebrações no Rocio

Publicado

em

A tradição do novenário de Nossa Senhora do Rocio vem passando de geração a geração ao longo dos mais de 204 anos da festa. Há relatos que a partir do ano 1700 já eram realizadas novenas na região do bairro do Rocio.
A novena é o encontro para orações, realizado durante o período de nove dias. Um momento de oração e devoção, neste caso específico a Nossa Senhora do Rocio.

TRADIÇÃO

Historicamente, esta tradição católica iniciou entre a Ascensão de Jesus Cristo ao Céu e a descida do Espírito Santo, quando, de acordo com as escrituras sagradas, se passaram nove dias (cf. Atos 1,3; 2,1). Maria, mãe de Jesus, junto com os apóstolos, ficou em oração durante nove dias, rezando pela vinda do Espírito Santo. De acordo com a História, esta foi a primeira novena cristã chamada de Pentecostes. Maria ensina todos os cristãos em oração a serem perseverantes na fé e não desistir. 

MINISTROS

Valdecir Alberto Pedroso é ministro da Eucaristia e coordenador do grupo de batismo e do grupo de casais. Atuando há mais de 35 anos no Rocio, ele enfatiza a importância do novenário.

“De fato é extremamente bonito, importante e interessante a gente ressaltar a importância das novenas, que são uma preparação. Justamente um momento em que as pessoas tentam partilhar em comunidade os seus sentimentos de religiosidade, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para vida de cada um. É uma preparação para o grande dia da festa em louvor à padroeira do Paraná. A gente vê muitos testemunhos bonitos dentro dessas novenas e todos que se realizam, e é claro que Nossa Senhora do Rocio não é só o mês de novembro, ela está aqui o ano todo. Todas as sextas-feiras a novena é em honra a ela. Mas o mês de novembro torna-se mais especial, pois é quando temos aqui a vinda de pessoas de diversos lugares do Estado do Paraná e do Brasil, que vêm aqui trazer as suas bênçãos, realizadas e fazer novos pedidos e vêm especialmente agradecer tudo aquilo que conseguiram”, destaca Valdecir, enfatizando que é um momento de bastante comoção.

“As pessoas sentem de fato e muito forte a presença de Deus através da intercessão de Nossa Senhora do Rocio e isso marca bastante o nosso contexto do Santuário, da cidade e dentro do Estado do Paraná”, completa.

Camila Fernandes, ministra da sagrada Eucaristia e coordenadora da liturgia, destaca que a tradição é carregada de muito amor.

“Carregamos essa tradição com muito amor, com muito carinho, pois nossa missão não se restringe apenas a distribuir as hóstias, mas é para acolher mesmo com muito amor todo esse povo que vem visitar a Mãe do Rocio. Não são pessoas só daqui, que vemos na missa do Santíssimo, por exemplo, mas na festa vêm pessoas de vários locais do País. Muitas visitam a Sala das Graças e trazem fotos, cartas, relatos, pedidos e sempre nos abordam por fazermos parte da equipe. E as novenas acontecem há muito tempo e a cada ano é uma emoção diferente, é um tema diferente, sendo um momento em que as pessoas vêm agradecer ou pedir uma nova graça a Nossa Senhora do Rocio”, destaca Camila. 

Já para Sidnei Alves da Silva, Guardião de Nossa Senhora do Rocio e ministro da sagrada Eucaristia, as novenas possuem algo inexplicável. “Podemos dizer que é uma coisa inexplicável, algo interior que mexe com a gente. A partir do momento que você começa a fazer, você sente necessidade de fazer todas, e outras vezes e isso se torna, como costumo falar quando das nossas visitas dos guardiões, mais importante para nós do que a pessoa que recebe. Então cada um tem uma experiência pessoal das novenas, uma necessidade pessoal. Tenho recebido muitas graças desde o nascimento da minha filha assim como graças particulares. E participar do novenário se torna, não como obrigação, mas como uma satisfação a mais como um dever a cumprir, uma homenagem em fazer, porque a gente recebe muito em troca”, destaca Sidnei, enfatizando que o período de nove dias é pouco para agradecer as graças recebidas.

 


Atualmente, 75 ministros contribuem para a manutenção desta tradição secular nas celebrações no Rocio

 

“A cada ano tem uma expectativa a mais, novas emoções e particularmente como ministro é uma satisfação incondicional”, completa. 

Atualmente, participam das celebrações no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio 75 ministros da sagrada Eucaristia, que contribuem para a manutenção desta tradição secular. 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress